RCB/TuneIn
S√°bado, 21 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
IMPASSE ULTRAPASSADO
Rádio Cova da Beira
O Teatro das Beiras já assinou o contrato de financiamento com a direcção geral das artes referente ao apoio para o desenvolvimento das suas actividades nos próximos dois anos. Inicialmente a companhia, apesar de ter sido considerada elegível, ficou fora da atribuição dos apoios por falta de financiamento. Uma situação que acabou por ser revista pelo ministério da cultura que reforçou a dotação orçamental por forma a que os projectos elegíveis pudessem ser apoiados.
Por Nuno Miguel em 23 de Jun de 2018

Outras da categoria:

Fernando Sena, director do Teatro das Beiras, refere que “o contrato está assinado. Falta agora vir o apoio para podermos pagar as dívidas que temos relativamente à nova criação que estamos a produzir e também à anterior que já fizemos em termos do calendário de 2018. Vamos ainda produzir um terceiro espectáculo, cuja ante estreia está marcada para o dia 14 de Julho, mas finalmente terminou esta parte de sermos elegíveis e não haver dinheiro para financiar o calendário que o teatro das beiras tinha proposto”.
O director do Teatro das Beiras acrescenta que o primeiro semestre deste ano “foi terrível. Felizmente que tivemos muitas pessoas que nos ajudaram e a ajuda foi esperaram e acreditarem que iriamos ter dinheiro para pagar o material que nos forneceram. Houve pessoas que estiveram no desemprego, houve outras que estiveram sem contrato e isto foi uma situação que não é desejável para nenhuma estrutura”.  
O contrato agora assinado prevê o pagamento de 130 mil euros por ano até final de 2019. No anterior contrato, que terminou no final do ano passado, o Teatro das Beiras recebia 90 mil euros por ano. Apesar de existir um reforço do apoio do estado, Fernando Sena sustenta que “o apoio aumentou mas todos os custos relacionados com a produção também aumentaram. Para além disso tivemos este apoio quase no final de Junho e por isso temos cinco meses na prática para fazer a actividade que estava prevista para o ano inteiro o que não vai ser uma tarefa nada fácil”.   

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados