RCB/TuneIn
Sexta, 21 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MODELO DEVE SER REAVALIADO
Rádio Cova da Beira
Paulo Fernandes considera que se deve proceder a uma avalia√ß√£o do actual modelo de funcionamento das comunidades intermunicipais no final do per√≠odo do actual quadro comunit√°rio. O presidente da c√Ęmara do Fund√£o afirma que sempre foi defensor de uma Beira Interior unida numa s√≥ comunidade.
Por Nuno Miguel em 22 de Jun de 2018
Actualmente a região está dividida em duas estruturas intermunicipais, a da Beira Baixa e a das Beiras e Serra da Estrela. Um modelo que o autarca espera ver revisto no sentido de permitir o desenvolvimento de projectos conjuntos e um desenvolvimento mais harmonioso de todo o território “naturalmente que terá de ser feira uma avaliação no sentido de saber se a geometria que temos actualmente, com a Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela, se é aquela que é a mais adequada para defender o interesse das nossas comunidades e continuar a ter um projecto de desenvolvimento para os próximos anos. Creio que o momento mais adequado para fazer essa reflexão, que na minha opinião se impõe por não ser ter constituído inicialmente o quadro da Beira Interior, deve ser no final deste quadro comunitário e no posicionamento para o próximo no sentido de saber se é a melhor geometria para a nossa região”.  
Já no que respeita às afirmações feitas no último dia do concelho, onde Paulo Fernandes deixou um apelo à união dos municípios da Cova da Beira, o autarca fundanense refere que estão actualmente a ser desenvolvidos vários projectos em conjunto, considerando que a extinção da NUT da Cova da Beira foi um erro “fui sempre dos maiores críticos ao desaparecimento da NUT III Cova da Beira. Eu acho que a unidade territorial de desenvolvimento em ternos até do que são os programas europeus foi uma perda. Claro que essa escala deve trabalhar e reforçar muito os seus projectos de cooperação. Há várias áreas em que já estamos a percorrer esse caminho e que em breve vão ser apresentadas. Estamos numa boa fase de aprofundamento dessa cooperação e para mim essa é a questão mais relevante”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados