RCB/TuneIn
Quinta, 18 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BIOGRAFIA DE JOS? SILVESTRE RIBEIRO
?De Idanha-a-Nova ?s viv?ncias da cultura europeia?. ? este o t?tulo da obra lan?ada por Maria de F?tima Nunes, docente da Universidade de ?vora, para evocar a vida e a obra daquela personalidade nascida em 1807 no concelho de Idanha-a-Nova.
Por Nuno Miguel em 28 de Jan de 2010

Para a autora deste livro "José Silvestre Ribeiro foi sempre um homem de acção e, no meu entender, uma das figuras mais marcantes do século XIX em Portugal e na Europa". Maria de Fátima Nunes destaca os contributos deixados "em áreas tão diferentes como a ciência, onde públicou uma obra com 18 volumes; no direito também deixou uma bibliografia com mais de 20 volumes e na política onde desempenhou cargos de governdor civil nos Açores, na Madeira e ainda nos distritos de Beja e de Portalegre".

O lançamento desta obra foi anunciado no encerramento das comemorações dos 800 anos do foral de Idanha-a-Nova, em 2009, e fez parte de um conjunto de evocações promovidas pela autarquia à figura de José Silvestre Ribeiro.

Para Álvaro Rocha, presidente da câmara municipal de Idanha-a-Nova, esta é "uma obra imprescindível para conhecer o legado de uma das mais importantes personalidades naturais do nosso concelho e que, depois de muitos anos de esquecimento, nós agora quisemos recordar com o lançamento deste livro e com muitas outras iniciativas que decorreram  durante o ano passado".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados