RCB/TuneIn
Domingo, 22 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“ESFORÇO FOI GRANDE MAS INCONSEQUENTE”
Rádio Cova da Beira
O líder da bancada do PS na assembleia municipal do Fundão considera que a UBI não cumpre integralmente o seu papel como dinamizador do saber enquanto não concretizar uma efectiva política de descentralização. À margem da cerimónia de inauguração da nova sede do Partido Socialista no concelho, José Pina considera inaceitável a sistemática recusa de dotar o Fundão de um pólo de ensino superior.
Por Nuno Miguel em 19 de Jun de 2018
“Não é aceitável a recusa de dotar o Fundão com ensino superior público, uma justa aspiração do nosso concelho. O esforço para inverter esta situação foi grande mas inconsequente. Sentimos que a universidade da Beira Interior não cumpre integralmente o seu papel de pólo dinamizador do saber enquanto não for capaz de se estender para outros territórios, descentrando-se. Ser solidário é um valore apenas ao alcance dos grandes e nós sabemos que a UBI o é. Assim o queira, de facto, expressar”.
Questionado pela RCB sobre o assunto, o reitor da UBI sustenta que a instituição tem vindo a desenvolver vários projectos em parceria não só com o município do Fundão mas com outras autarquias da região ao nível de actividades de pesquisa, investigação e até foram alguns cursos não conferentes de grau. No entanto António Fidalgo considera que a criação de um pólo da UBI no Fundão é uma questão que não está em cima da mesa “neste momento não se coloca em cima da mesa a hipótese de abrir um pólo da universidade onde quer que seja. Isso não está em causa. Estão em causa sim colaborações em diferentes áreas de investigação. Em qualquer parte do mundo hoje em dia encontramos centros de investigação espalhados por diversos sítios e podemos fazer isso sem qualquer tipo de problemas desde que haja os respectivos financiamentos e que podem ser procurados em parceria”.     

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados