RCB/TuneIn
Segunda, 19 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
VALVERDE DE PRIMEIRA
Rádio Cova da Beira
O Grupo Desportivo de Valverde garantiu na tarde deste sábado o acesso ao mais alto patamar do futsal sénior feminino. A equipa do concelho do Fundão derrotou a equipa do Santa Clara dos Açores, por 6-3, num jogo que acabou por ser mais difícil do que se podia supor.
Por José Joaquim Ribeiro em 17 de Jun de 2018

Outras da categoria:

Para além do acesso ao primeiro escalão do futsal nacional a equipa de Valverde vai disputar, já no próximo fim-de-semana, em Santarém, a fase final da Taça Nacional da categoria, tendo como adversárias as equipa que venceram as séries A,B e C, respetivamente: F.C. Águias de Santa Marta de Penafiel, Clube Desportivo de Ourentã de Cantanhede e F.C. Os Belenenses de Lisboa.

 

A equipa de Catarina Rondão tinha que vencer o jogo deste sábado se quisesse fazer a festa mas, contra tudo o que eram as espectativas, a equipa dos Açores chegou ao intervalo a vencer por 1-2. Era um resultado que não tinha correspondência com o que os dois emblemas estavam a fazer, mas a verdade é que perante uma gritante falta de eficácia das atletas de Valverde (remataram 34 vezes à baliza contrária), respondeu a equipa dos Açores (4 remates) com um pragmatismo pouco comum num jogo que tinha uma tendência bem vincada. O primeiro golo das forasteiras (auto-golo) aos 5’, nasce de uma reposição lateral. A bola foi colocada na área, Sheila tentou o desvio mas a bola acabaria por ser introduzida na baliza por uma jogadora de Valverde, dois minutos depois foi Joana Fraga a desviar uma bola que foi mal aliviada pela defesa da equipa da casa. A equipa de Valverde marcou, à passagem do minuto 17, por intermédio de Vanessa (um regresso em cheio, depois de 8 anos longe das quadras), a desviar ao segundo poste.

 

Apesar da equipa de Valverde não ter começado o jogo com a intensidade habitual, o desperdício foi por demais evidente, com todas as jogadoras a desaproveitarem situações flagrantíssimas para marcar.

 

Na segunda parte algumas coisas se alteraram, inclusive a eficácia, que passou a ser mais assertiva. Ao 26, Rute Duarte, foi bem lançada por pulga e na cara da guarda-redes açoriana não desperdiçou e colocou o jogo empatado a dois. Quatro minutos volvidos Valverde passa para a frente do marcador, com novo golo de Vanessa. Parecia que o mais difícil estava feito, mas, surpreendentemente, aos 35’ a equipa do Santa Clara volta a igualar o marcador com um golo de Sheila Araújo, que rematou de longe surpreendendo a guardiã Daniela Furtado.

 

Faltavam 5 minutos para o termo do encontro e o resultado não servia os intentos da equipa de Valverde. Apoiadas pelo público afeto, com cânticos incentivadores, ainda dentro do mesmo minuto 35 as comandadas de Catarina Rondão voltam para a frente do marcador com um golo de Rute Duarte na sequência de um livre frontal.

 

Com vantagem no marcador e com as jogadoras adversárias a darem sinais evidentes de fadiga, Valverde passou a gerir o tempo com muita posse de bola, no entanto, no último minuto do encontro foi possível vermos mais dois golos, o primeiro de Rute Duarte, que voltou a aparecer isolada e a não desperdiçar, fazendo mais um hat-trick e o segundo da autoria de Pulga. 6-3 foi o resultado final.

 

No final a equipa fez a festa da subida junto do seu público e todas as atletas foram cumprimentadas pela Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira que à reportagem da RCB afiançou que não vai faltar o apoio necessário à presença de Valverde na primeira divisão nacional de futsal feminina.

 

Para Catarina Rondão o principal objetivo está alcançado mas como há uma fase final para ser disputada, a equipa vai estar preparada para lutar pelo título. Como bem disse: as finais são para vencer.

 

E a fase final da prova realiza-se em Santarém, já no próximo fim-de-semana, com as quatro equipas, Valverde, Belenenses, Ourentã e Águias Santa Marta a jogarem uma poule concentrada, sagrando-se campeã a equipa que somar mais pontos ou em caso de igualdade, que tenham melhores pressupostos nos critérios de desempate, determinados pelo regulamento desta competição.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados