RCB/TuneIn
Quinta, 16 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PENAMACOR PROMOVE “VISITAS GUIADAS E ENCENADAS”
Rádio Cova da Beira
A iniciativa vai ser dinamizada pela câmara municipal até final deste ano e tem como principal objectivo levar os participantes a conhecer melhor a história e a cultura da vila em três experiências distintas; “Convento de Santo António”, “Penamacor Medieval” e “Factos Figuras e Lugares”.
Por Nuno Miguel em 09 de Jun de 2018

No roteiro dedicado ao convento de Santo António,  pretende dar-se a conhecer, sob o ponto de vista histórico e artístico, um dos monumentos emblemáticos da vila de Penamacor e certamente o mais rico em termos de arquitetura e decoração. A visita consta de uma componente narrativa de enquadramento histórico protagonizada por um “frade capucho” de S. Francisco, seguida de uma descrição artístico-arquitetónica.

 

Já na acção “Penamacor Medieval”, os participantes ficam a conhecer os monumentos emblemáticos do perímetro medieval de Penamacor como a torre de menagem, a torre do relógio e a casa da câmara. A actividade é complementada com momentos musicais que enquadram temporalmente cada um dos monumentos.

 

Na iniciativa “Figuras, Factos e Lugares” propõe-se uma visita pela vila de Penamacor do século XVIIII e seguintes com informações e comentários sobre individualidades marcantes, acontecimentos e lugares com história. Em destaque vai estar a figura de António Ribeiro Sanches, do real hospital militar que depois foi transformado no antigo quartel da vila, o jardim da avenida e o teatro clube.

 

Para este sábado está agendada a realização do roteiro “Penamacor Medieval” e no dia 30 de Junho decorre a acção “Figuras e Factos de Penamacor”. No dia 28 de Julho decorre uma visita encenada ao convento, que se repete no dia seguinte e posteriormente no dia 29 de setembro. Nos dias 8, 16 e 22 de Dezembro decorre a acção “Figuras e Factos de Penamacor” sempre seguida de visitas encenadas na atigo convento de Santo António.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados