RCB/TuneIn
Quinta, 16 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
COVA DA BEIRA LIDERA PREVALÊNCIA DA DIABETES
Rádio Cova da Beira
A Cova da Beira é a zona da região centro com maior prevalência da diabetes. Uma patologia que atinge mais de um milhão de portugueses e que tem tendência para aumentar em todo o mundo.
Por Paula Brito em 07 de Jun de 2018

Outras da categoria:

Com o objectivo de formar e informar profissionais de saúde ligados ao tratamento da diabetes, a ARS do Centro e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia estão a organizar um conjunto de reuniões descentralizadas sobre a temática.

O coração diabético é um dos temas centrais destas sessões como explica à RCB o vice-presidente da sociedade portuguesa de diabetologia.

“A diabetes mata por doença cardiovascular, fundamentalmente, e é isso que tem que se tratar, prevenir a morte por doença cardiovascular, o diabético tem o dobro de probabilidades de ter um enfarte do miocárdio ou um Acidente Vascular Cerebral. Tratar a diabetes é tratar as doenças cardiovasculares fatais.”   

Segundo Hélder Ferreira o objectivo é também a promoção de uma abordagem multidisciplinar do diabético.

“Tratar a diabetes é também tratar as complicações microvasculares, que é a retinopatia diabética, que pode causar cegueira, a insuficiência renal e a doença arterial periférica prevenindo as terríveis amputações. Portanto, a novidade é abordar a pessoa com diabetes de uma forma multidisciplinar incluindo todas as áreas e todos actuando para um único fim centrado no doente.”

O vice presidente da sociedade portuguesa de diabetologia arrisca alguns dos motivos que colocam a Cova da Beira no topo das zonas da região centro com maior prevalência da diabetes.

“Talvez devido a algum isolamento, não pela distância mas pela dificuldade de acesso a algumas áreas, também temos que ter em conta o envelhecimento da população, porque quando mais idosa é a pessoa mais probabilidade tem de sofrer da diabetes.”

A adopção de hábitos alimentares saudáveis e actividade física regular continua a ser a melhor forma de prevenir a diabetes que atinge 9% da população da região centro.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados