RCB/TuneIn
Domingo, 21 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: BUREL, LÃ, GRANITO E AÇO NO MUSEU
Rádio Cova da Beira
O Museu de Arte Sacra, na Covilhã, acolhe duas mostras que conjugam a arte do contraste de técnicas:“Burel e Lã, o Engenho e a Arte” de Rosa Maria Estrela e “O Granito e o Aço” de Carlos Pinto. São as duas novas exposições para apreciar até dia 22 de Julho de 2018.
Por Paulo Pinheiro em 07 de Jun de 2018

“Burel e Lã, o Engenho e a Arte” por Rosa Maria Estrela é uma mostra com cerca de trinta peças, talhadas e trabalhadas em pano de lã, que retratam episódios e personalidades da vida religiosa, como a Sagrada família, S. José, Jesus e a Virgem Maria, Santo António, Santa Teresa, Santa Cecília, Nossa Senhora da Estrela, o Anjo da Guarda e ainda outras peças do entorno familiar das Beiras, como a figura da mãe, da fiadeira de lã, da queijeira ou do guardador de rebanhos.

Rosa Maria Estrela, natural da Covilhã, exerce enfermagem na sua vida profissional, mas desde muito cedo começou a apreciar e manusear os materiais da indústria de lanifícios que abundavam pela cidade. O seu talento permitiu criar e desenvolver uma arte única, enriquecida pelos detalhes primorosos em burel, lã e algodão que marcam toda a sua coleção e produção artística.

 

 

O outro contraste patente no Museu de Arte Sacra denomina-se “O Granito e o Aço” por Carlos Pinto. Trata-se de um conjunto de peças esculpidas artisticamente sobre o granito, cuja harmonia o autor confere através das aplicações em aço. A originalidade e criatividade das peças está patente nesta coleção a que o autor procura dar vida, para comunicar e contar uma história ao público que as aprecia.

Carlos Pinto é natural do concelho do Sabugal e dedica-se a esta técnica desde a sua juventude, criando a sua própria marca “A Arte do Telho” que procura divulgar através de exposições, feiras temáticas e concursos de arte.


As exposições podem ser visitadas de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, até dia 22 de Julho, com entrada gratuita.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados