RCB/TuneIn
Sexta, 22 Jun 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MORREU ALBANO MARTINS
Rádio Cova da Beira
Morreu o poeta, escritor e tradutor, Albano Martins. Natural da freguesia de Telhado, no concelho do Fundão, Albano Martins partiu aos 87 anos. “Em cada verso meu palpita a beira, situada entre a Gardunha e a Estrela”, disse na última entrevista que deu à RCB.

Oiça o som
Por Paula Brito em 06 de Jun de 2018

Outras da categoria:

Para o presidente da câmara do Fundão, Paulo Fernandes, o concelho e o país ficaram hoje mais pobres “Albano Martins era um dos grandes vultos da nossa cultura, um homem que tem uma trajectória criativa, académica absolutamente notável, um poeta e um tradutor reputadíssimo, um grande vulto da nossa cultura que tinha raízes muito firmes e sempre relembradas na sua vida e obra.”

O Fundão criou há quatro anos um prémio de poesia com o nome de Albano Martins que sempre fez parte do júri e esteve presente na entrega dos prémios. Uma iniciativa para continuar e honrar a memória e obra do poeta que morreu neste dia 6 de Junho.  

“É um dia triste para o nosso concelho, e esperamos estar à altura de honrar aquilo que foi a sua memória, fomentando ainda mais a cultua, a relação com os espaços que, felizmente em vida nos ajudou a criar, e também a fomentar que os mais jovens e adultos se liguem à literatura, nomeadamente à poesia, para que possamos tê-lo sempre presente entre nós, mesmo que fisicamente nunca mais possa estar.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados