RCB/TuneIn
Quarta, 26 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
PORTAGENS: PESADOS DE MERCADORIAS COM REDUÇÃO DE 30%
Rádio Cova da Beira
O Governo pode ainda este mês tomar a decisão de reduzir em 30% o valor das portagens para os veículos pesados de mercadorias nas ex-Scut do Interior (A23,24,e,25 e A4) e do Algarve (A22).
Por Paulo Pinheiro em 04 de Jun de 2018

De acordo com a edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias, o executivo pode aprovar a decisão ainda no corrente mês ou em Outubro no decorrer de uma reunião do Conselho de Ministros.

 

Um encontro onde outras medidas de apoio ao Interior devem ser anunciadas, uma já referida pelo Primeiro-Ministro de redução do IRC para as empresas aqui instaladas.

 

A redução do valor das portagens tem estado a ser estudada pelos Ministérios das Finanças e do Planeamento e Infraestruturas. Em recentes visitas à região, Pedro Siza Vieira (Ministro Adjunto) e Pedro Marques (Ministro das Infraestruturas) confirmaram estar em curso essa avaliação.

 

A percentagem de redução agora indicada não satisfaz os empresários desta zona do país. O presidente da AEEBB, considera que “é mais medida a reboque do medo daquilo que os pesados podem causar na actividade económica se resolverem parar”, refere ao JN. José Gameiro recorda que os empresários que não tenham veículos pesados, mas apenas ligeiros de mercadorias, que são a maioria daqueles que existem neste território, não são abrangidos. “ A eliminação das portagens é a medida que traria impactos imediatos a estas regiões”, defende. 

 

Quer a administradora da Dielmar, com sede em Alcains, Ana Paula Rafael, quer o empresário do sector do turismo na região, Luís Veiga, colocam em evidência o “peso brutal” das portagens “uma factura extra que a empresas do Interior e do Algarve passaram a integrar no seu plano de negócios” e também fecho de 330 empresas de 21 concelhos de Castelo Branco e Guarda e que 4.600 empregos foram extintos, para além do aumento da sinistralidade.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados