RCB/TuneIn
Sábado, 23 Jun 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
GUARDA RECEBE SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Rádio Cova da Beira
É a terceira edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea (SIAC) – Cidade da Guarda, que decorre a partir desta segunda- feira até 18 de Junho.
Por Paulo Pinheiro em 04 de Jun de 2018

O terceiro Simpósio Internacional conta com 140 artistas e inclui uma exposição que presta tributo a Paula Rego, que é inaugurada na sexta-feira, às 17:30h, no Museu da Guarda, com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

Esta segunda-feira, dia da abertura do SIAC, são também inauguradas as exposições “Transformações – da Memória à Vanguarda” e “Transparências”, às 18:00h, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda. Após a sessão, é apresentado o projecto de requalificação do largo da Misericórdia e zona envolvente.

 

O III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda (SIAC),  decorre sob o tema "As vanguardas da memória", é organizado pelo município da Guarda e pelo seu museu.

 

No âmbito do simpósio, estão previstas diversas actividades como  arte ao vivo, ateliês de pintura, escultura, serigrafia, exposições, oficinas de poesia visual, instalações, colóquios, palestras, recitais de poesia, apresentações de livros, um ciclo de cinema, exibição de documentários, ?workshops', 'urban art' e cursos académicos.

 

Um dos destaques do evento vai para a exposição de Paula Rego "As infâncias perduráveis", que presta tributo à pintora, considerada "umas das mais conceituadas artistas plásticas da atualidade" e "um dos maiores nomes da pintura portuguesa", segundo a organização.

 

O certame tem o apoio da Universidade de Salamanca (Espanha), da Casa das Histórias Paula Rego, da Fundação Dom Luís, do Centro de Arte Manuel de Brito e da Fundação de Serralves


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados