RCB/TuneIn
Sexta, 21 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
APLICAÇÕES GRATUITAS PARA EMPRESAS AGROALIMENTARES
Rádio Cova da Beira
A universidade da Beira Interior promove hoje e amanhã, dias 28 e 29 de Maio, dois workshops para apresentar programas informáticos estão a ser desenvolvidos pelo projecto “+Agro” um consórcio que é coordenado pela instituição e que vão ser disponibilizados ainda este ano.
Por Paulo Pinheiro & Nuno Miguel em 28 de May de 2018

De acordo com a instituição “as ferramentas computacionais criadas ao abrigo deste projecto são simples e expeditas, e pretendem ser uma mais-valia na produtividade e competitividade das empresas agro-alimentares. São instrumentos criados para ajudar a aumentar a produtividade/eficiência de processos, a eficiência energética e reduzir perigos e riscos, especialmente nos sectores dos produtos cárneos, lácteos, hortofrutícolas e de padaria/pastelaria”.

A UBI acrescenta que estas aplicações “foram desenvolvidas em três grandes áreas; avaliação de risco, gestão empresarial e desempenho energético, para colmatar as falhas e ineficiências detectadas durante a realização dos relatórios realizados no âmbito do «+Agro» e que descrevem a gestão organizacional, as condições de segurança e saúde no trabalho e a eficiência energética no sector agroalimentar.

O plano da avaliação de riscos, permite identificar os perigos mais comuns e indicar soluções e procedimentos para minimizar os seus riscos. O sistema integrado de gestão empresarial foi simplificado e adaptado às empresas do sector agroalimentar que permite gerir, numa única plataforma, os fluxos de materiais e as operações de uma empresa. Possibilita o acesso remoto para colocação de encomendas por parte de vendedores e integra módulos de compras e vendas gestão de stocks, planeamento e controlo da qualidade.

No plano do desempenho energético, a ferramenta vai simular o desempenho energético das empresas, identificação dos perfis de consumo energético das unidades industriais e apontará soluções e acções que contribuam para uma melhoria efectiva da eficiência energética.

O projecto “+AGRO” envolve um consórcio de seis instituições de ensino superior portuguesas liderado pela Ubi e a associação “Inovcluster”. Está a ser executado desde Outubro de 2016 e tem um financiamento global na ordem de um milhão de euros, co-financiado por fundos comunitários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados