RCB/TuneIn
Sábado, 23 Jun 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“JUDAICA” ENCERRA EM BELMONTE
Rádio Cova da Beira
O presidente da câmara de Belmonte garante que o município pretende continuar a valorizar a temática do criptojudaísmo dada a sua importância cultural e histórica em todo o mundo. A afirmação feita por António Dias Rocha no encerramento da quarta extensão da “Judaica”, mostra de cinema e cultura que terminou naquela vila no passado domingo.
Por Nuno Miguel em 23 de May de 2018
António Dias Rocha espera que o concelho possa continuar a integrar este projecto no futuro mas, se tal não acontecer, a autarquia pretende avançar com a realização de outras iniciativas “temos todo o interesse em continuar a acolher esta extensão da «Judaica», mas se isso não avançar seremos nós a organizar um conjunto de colóquios sobre esta temática, até porque o criptojudaísmo é um tema muito interessante. Estamos a tentar qualificá-la como de grande importância mundial e cultural e se houve uma terra onde houve criptojudaísmo de verdade foi aqui em Belmonte”. 
Ao longo de três dias foram várias as iniciativas e sessões de cinema que culminaram com a exibição do filme “Meus Amigos Judeus” que aborda os últimos criptojudeus de Portugal residentes em Belmonte que continuam a cumprir os rituais dos seus antepassados. Uma curta metragem realizada por Daniel Nave, que vai ter uma segunda parte, e que espera ter no futuro uma colaboração mais activa por parte da comunidade judaica daquela vila “nem toda a gente aderiu a este projecto, nomeadamente alguns membros da comunidade que entenderam não prestar qualquer depoimento e eu respeito isso. Esta foi a primeira parte de um trabalho documentário, a segunda parte também será realizada e eu espero que a partir de agora possa haver uma maior colaboração por parte da comunidade judaica de Belmonte”.
Para além de Belmonte, também a cidade de Castelo Branco vai acolher uma extensão desta mostra de cinema e cultura. A iniciativa vai decorrer entre os dias 5 e 17 de Junho.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados