RCB/TuneIn
Quinta, 16 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
JOÃO SALCEDAS EXPÕE NO MUSEU
Rádio Cova da Beira
Na Real Fábrica Veiga, no Museu de Lanifício da UBI, na Covilhã, pode visitar diversas mostras relacionadas com o sector têxtil, mas particularmente a nova exposição de pintura de João Salcedas, que foi inaugurada este fim-de-semana. Um olhar pintado a aguarela onde a Covilhã é vista na perspectiva luminosa que o pintor descobriu nas casas, paisagens nas casas e pessoas daquela cidade.
Por Paula Charro em 22 de May de 2018

São 62 aguarelas com um olhar diferente de João Salcedas sobre a Covilhã, as suas gentes e paisagens, que pode apreciar na Real Fábrica Veiga (Museu dos Lanifícios da UBI).

Uma mostra que retracta “uma cidade encantadora e cheia de luz”, refere o autor que sublinha a perspectiva purista da exposição

“Sinto que o meu lugar acaba por ser mais purista e é por isso que gosto de retractar a cidade com um olhar naturista e ao mesmo tempo que retracto estes lugares recônditos da cidade acabo por ter sempre um bom retorno e grande carinho das pessoas. Elas identificam-se com os lugares que para mim têm uma poética muito particular. São lugares que me dizem muito porque vivo nesta cidade há muitos anos. Nasci em Aldeia de Carvalho, vim para a Covilhã estudar aos 13 anos e foi sempre na cidade da Covilhã que encontrei toda esta imagética, simbólica de lugares maravilhosos”, afirma.

 

As opiniões sobre a exposição são unânimes quanto à beleza das obras de “um artista com alma”.

 

A mostra fica patente até 15 de Julho 2018. Na Real Fábrica Veiga, na Covilhã. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados