RCB/TuneIn
Domingo, 16 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SOALHEIRA: FEIRA DO QUEIJO ABRE PORTAS
Rádio Cova da Beira
A vila da Soalheira (Fundão) acolhe a partir de hoje, 18 de Maio, a 11ª Feira do Queijo da Soalheira e a 1ª Feira Europeia do Queijo do Fundão. O certame têm como objectivo "prestigiar o queijo e os seus produtores".
Por Paulo Pinheiro em 18 de May de 2018

Outras da categoria:

 

A feira tem cerca de 70 postos gastronómicos, que expõem produtos de fabrico tradicional (queijos, enchidos, vinhos e pão) cujos protagonistas são as próprias associações e empresas que continuam a fabricar este produto.

 

Este evento proporciona a experiência de degustar menus gastronómicos elaborados pelos produtores de queijo participantes na feira. Estão presentes produtores da AREQ – Associação Rota Europeia do Queijo, Queijarias da Beira Baixa, Queijos DOP Nacionais e artesãos locais.

 

Será também a oportunidade de conhecer o projeto Escolas do Queijo, uma iniciativa do território Beira Baixa focado num património imaterial, o queijo, envolvendo mais de 200 alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho do Fundão, que irão apresentar os seus queijos na Feira.

 

Neste evento, o visitante pode assistir a sessões de cozinha ao vivo, dinamizadas por chefes de renome nacional, aprender a fazer queijo, assim como degustar produtos locais e comprar diretamente ao produtor.

 

Para além de queijos, os expositores também terão para venda tapas, pitéus, lambarices e petiscos e ainda pratos combinados. Esta iniciativa conta igualmente com dois espaços de atividades: a aula de cozinha, onde se irão realizar demonstrações de cozinha ao vivo por chefes da cozinha nacional e da Escola Profissional do Fundão, com acesso livre; o Laboratório do Gosto, onde se terão lugar atividades sensitivas gastronómicas, através de Catas de Queijos, Provas de Vinhos e degustação de outros Produtos Regionais.

 

Como é habitual durante o percurso pedestre Rota da Pastorícia serão realizadas atividades de ordenha, visita e passeios com rebanhos, fabrico artesanal de queijo e de travia, provas de queijos, tosquia e o almoço da pastora.

 

Haverá, ainda, um espaço dedicado às crianças, onde se irão efetuar Ateliês dos Pequenos Queijeiros e jogos tradicionais, num evento que decorrerá de acordo com o seguinte programa:

 

Conheça o programa da Feira do Queijo.

Sexta-feira, 18

18.00h – 22.00h Abertura Oficial, com visita aos Stands Queijeiros, ao espaço DOP, ao espaço Escolas do Queijo, ao espaço AREQ – Rota Europeia do Queijo, Laboratórios do Gosto pelo Clube de Culinária do Externato de Alpedrinha e Aula de Cozinha pela Escola Profissional do Fundão

 

Animação por Tokikanta e Grupos Locais de bombos e concertinas

 

22.00h Atuação do projeto musical Maria Monda

 

 

Sábado, 19

10.00h – 22.00h Animação pelos grupos Bordões da Beira, Grupo de Gaitas-de-Beiços da Rapoula, Trio de Alisio Saraiva

 

10.00h – 12.00h Ateliês dos Pequenos Queijeiros

 

10.30h – 12.30h Laboratórios do Gosto (Catas de queijos, provas de vinhos e degustação de produtos locais presentes na Feira)

 

11.30h – 13.00h Aula de Cozinha pela Escola Profissional do Fundão

 

15.00h – 18.00h Ateliês dos Pequenos Queijeiros

 

15.00h – 17.30h Laboratórios do Gosto (Catas de queijos, provas de vinhos e degustação de produtos locais presentes na Feira)

 

16.30h Apresentação e arrematação dos queijos do projeto Escolas do Queijo

 

18.30h Aula de Cozinha – Tapas, pitéus, lambarices e petiscos com queijo, pelo Chef Joe Best

 

22.00h Atuação do projeto musical Orquestra Típica Albicastrense

 

 

Domingo, 20

8.30h – 12.00h Percurso pedestre Rota da Pastorícia | Inscrições em www.descobrindo.pt

 

10.00h – 12.00h Ateliês dos Pequenos Queijeiros

 

10.30h – 13.00h Laboratório do Gosto (Catas de queijos, provas de vinhos e degustação de produtos locais presentes na Feira)

 

11.30h – 13.00h Aula de Cozinha de Sobremesas – “Cerejas com queijos, sabem a beijos!”, pelo Chef Joe Best

 

13.00h Arrematação dos queijos do projeto Escolas do Queijo

 

14.00h Encontro Etnográfico

Rancho Folclórico do Grupo Cénico da Cela (Alcobaça); Rancho Folclórico Os Pastores do Açor (Castelejo); Rancho Folclórico da Casa do Povo da Fatela; Rancho Folclórico da Soalheira

 

14.30h – 17.00h Ateliês dos Pequenos Queijeiros

 

15.00h – 17.30h Laboratório do Gosto (Catas de queijos, provas de vinhos e degustação de produtos locais presentes na Feira)

 

18.00h Entrega dos Prémios para Melhor Stand Queijeiro e para o Melhor Queijo Tradicional.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados