RCB/TuneIn
Sexta, 20 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MUTUALISTA DISTINGUIDA COM MAIS UM PR√ČMIO NACIONAL
Rádio Cova da Beira
A Mutualista Covilhanense recebeu esta terça-feira (15 Maio), mais um prémio de cariz nacional: o Prémio Fidelidade Comunidade, atribuído pelo Grupo Fidelidade. O projecto prevês a criação da "Oficina das Actividades".
Por Paulo Pinheiro em 15 de May de 2018

Escolhido entre quase 600 candidaturas submetidas por organizações sociais de norte a sul do país, o projecto premiado da Mutualista Covilhanense  prevê reforçar a actuação da instituição nas freguesias rurais do concelho da Covilhã servidas pela Unidade Móvel de Saúde através da criação de uma “Oficina de Atividades” itinerante que tem como objectivos promover o envelhecimento activo e combater a infoexclusão. 

 

 A “Oficina de Atividades” incluirá iniciativas regulares, tais como sessões de exercício físico, adaptado às capacidades físicas e funcionais dos seniores, e também de informática e multimédia, numa óptica de inclusão digital. Estas sessões multimédia incluirão a produção de conteúdos e o recurso à metodologia participativa Photovoice como forma de intervenção pelo bem-estar dos seniores, técnica através da qual os participantes capturam as suas realidades quotidianas sob a forma de imagens, dando assim voz à sua experiência individual ou colectiva, projetando-a e partilhando-a.

 

 O Prémio apoia também a já anunciada expansão do serviço médico da Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Psicológico e Social a Aldeia de São Francisco de Assis, Barroca Grande, Casal de Santa Teresinha, Vale da Cerdeira, Cambões, Minas da Panasqueira e São Jorge da Beira. O projecto da Mutualista Covilhanense, denominado “Envelhecer com Fidelidade”, foi galardoado na categoria Prevenção na Saúde, recebendo um prémio pecuniário de 25 mil euros. 

 

  

Na primeira edição do Prémio Fidelidade Comunidade só 21 candidaturas foram premiadas, em duas categorias distintas: Inclusão Social, focada na empregabilidade de públicos vulneráveis e na deficiência; e Prevenção na Saúde, destinada a iniciativas que promovam estilos de vida saudáveis e o envelhecimento activo. 

 

Maria de Belém, jurista e ex-ministra da Saúde, Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Madalena Santos Ferreira, jurista e com vasta experiência na área mutualista, e Jorge Magalhães Correia, Presidente do Grupo Fidelidade constituíram o júri.

 

 O Presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, afirma que «este prémio assume especial importância porque ajudará a Associação a levar ainda mais serviços às populações das freguesias rurais do concelho da Covilhã servidas pela Unidade Móvel, numa abordagem cada vez mais holística da pessoa idosa, em complementaridade com os que já vem prestando desde 2016 nas áreas da saúde, psicologia e social». «O serviço da Unidade Móvel de Saúde continua, assim, a crescer e a expandir a sua atuação em prol do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida das populações», acrescenta Nelson Silva.

 

Depois do primeiro lugar do “BPI Seniores”, do BPI, e do “Inovar para Melhorar”, da União das Mutualidades Portuguesas, ambos atribuídos em 2016, esta é já a terceira distinção nacional recebida pela Associação pelo seu projeto da Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Psicológico e Social. Atualmente, o serviço da Unidade Móvel chega com regularidade a 9 localidades do concelho da Covilhã e é composto por uma equipa multidisciplinar das áreas da medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e social.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados