RCB/TuneIn
Terça, 23 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
HFC ESTÁ DE REGRESSO À UBI
Rádio Cova da Beira
Na faculdade de ciências da saúde estão abertas as portas, até amanhã, do hospital “Faz de Conta”. A iniciativa é novamente dinamizada pelos alunos da licenciatura em medicina e tem como principal objectivo a desmistificar a ideia negativa de funcionamento das unidades de saúde por parte das crianças.
Por Nuno Miguel em 15 de May de 2018

Outras da categoria:

Ao chegar à décima primeira edição, Margarida Cortes, uma das responsáveis pela organização da iniciativa, refere que a ideia tem vindo a ser muito bem acolhida e já é possível constatar algumas mudanças de comportamento “há muitas crianças que chegam aqui e já quase que não precisamos de as ensinar que os profissionais de saúde não lhe fazem mal porque elas já sabem. Tive o caso de uma menina a fingir que estava a dar uma injecção à sua boneca e dizia-lhe que ia doer um bocadinho e depois passava e ia fazer-lhe bem. Por isso as crianças já estão mais sensibilizadas do que há alguns anos atrás e eu gosto de pensar que também fomos nós que ajudamos a essa mudança”.  
Margarida Cortes acrescenta que esta iniciativa também permite aos futuros médicos adquirirem novas aptidões para o desempenho da sua actividade profissional “muitas vezes as pessoas, quando vão aos hospitais, queixam-se que os médicos mal olham para elas, não são atenciosos e são arrogantes. Nós queremos que isso acabe connosco porque somos estudantes mas que temos a noção dos dois lados, do que é ser doente e do que é ser médico e esta iniciativa também nos ajuda a mudar um pouco a ideia que existe sobre a figura do médico. Nesse sentido, através desta iniciativa, também é possível melhorar a nossa acção para saber a melhor forma de lidar com as pessoas quando chegaram às nossas consultas”.  
No dia aberto à comunidade, que decorreu no último sábado, Carlos Nazário percorreu os vários serviços deste hospital “Faz de Conta”, acompanhado do filho Rodrigo, com três anos de idade. Depois de passagens pelos consultórios, serviço de raio X, sala de operações e internamento, este pai confessou à RCB ter ficado com uma ideia muito positiva deste projecto “fiquei muito bem impressionado, a organização é muito boa e é também uma ideia boa para as crianças perderem algum do medo que podem ter em ir ao médico. Nós fizemos o circuito todo e isso é muito bom porque desta forma as crianças ficam a conhecer os vários serviços que existem e se algum dia necessitarem de realmente passar por isso, já tem uma ideia daquilo que vão encontrar”.
Perto de 800 alunos de escolas de toda a Cova da Beira vão passar este ano pelo hospital “Faz de Conta”. As portas encerram amanhã à tarde. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados