RCB/TuneIn
Quinta, 16 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“ÁGUA É DE EXCELENTE QUALIDADE”
Rádio Cova da Beira
O ministro do ambiente garante que esta semana vão ter tornados públicos os resultados das análises efectuadas à barragem de Santa Águeda na sequência de um foco de poluição que foi detectado no passado dia um de Maio e que já levou o Bloco de Esquerda e o PS a mostrar-se preocupados com eventuais riscos para a saúde pública uma vez que é através daquela albufeira que se procede ao abastecimento públicos aos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Por Nuno Miguel em 14 de May de 2018
Em visita à região, Matos Fernandes sustenta que depois da identificação desse problema “quem tem a responsabilidade de fazer as análises à qualidade da água tem duplicado esse trabalho, seja à entrada da estação de tratamento de água e à saída e posso dizer que a água é de excelente qualidade, podendo e devendo ser consumida. Aliás Portugal pode gabar-se de ter um índice de 99 por cento de água da torneira de excelente qualidade. Já as análises em relação àquilo que foi o fenómeno de poluição detectado, são de culturas bacteriológicas e não se consegue ter resultados de um dia para outro. No entanto as amostras foram recolhidas e durante esta semana vamos conhecer esses resultados”.   
Ainda relacionado com a água, o ministro do ambiente foi ainda confrontado com o problema da dívida das autarquias aos sistemas multimunicipais. Um problema que Matos Fernandes espera ver ultrapassado em breve “nós temos uma grande preocupação com as dívidas que as autarquias têm aos sistemas multimunicipais. Por isso mesmo foi contratado um empréstimo com o BEI que tem como objectivo permitir que as autarquias possam, durante 25 anos, vir a fazer esses pagamentos e saldar as dívidas. E importa não esquecer neste processo que quem deve dinheiro a alguém são as autarquias às «Águas de Portugal»”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados