RCB/TuneIn
Domingo, 20 Mai 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ASSOCIAÇÃO CULTURAL PRESERVA VIOLA BEIROA
Rádio Cova da Beira
Acaba de ser criada a Associação Cultural Viola Beiroa de Idanha-a-Nova, uma colectividade que pretende preservar e valorizar a identidade desta viola típica da região.
Por Paulo Pinheiro em 14 de May de 2018

A Associação aposta na formação de novos executantes, na construção do instrumento, na investigação e na divulgação ao vivo, através do grupo musical Raia Beiroa, integrado nesta coletividade.

A presidir a Associação está o mestre Alísio Saraiva, principal responsável pela revitalização da Viola Beiroa nas últimas duas décadas. O dirigente explica que “o objetivo principal é a preservação deste património do concelho de Idanha-a-Nova, através de oficinas de construção e do ensino para formação de novos executantes”.

A Associação Cultural Viola Beiroa surge no seguimento do primeiro curso de construção do instrumento, em 2016/2017, promovido pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Filarmónica Idanhense.

O projeto tem como referência a Viola Beiroa exposta no Museu Nacional de Etnologia, modelo que era tocado por Manuel Moreira, de Penha Garcia, um dos mais influentes executantes.

Nos planos de Alisio Saraiva estão ainda a publicação em livro da história da Viola Beiroa e a apresentação de um método de ensino. “Para mim, o ensino é fundamental, por isso, esta associação está aberta a todos os que queiram aprender”, refere Alisio Saraiva que, nos últimos 25 anos, criou uma nova afinação para a Viola Beiroa, orientou cursos de construção e de aprendizagem e deu nova vida a um instrumento que se encontrava esquecido.

A Viola Beiroa é uma das apostas da estratégia de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO e tem sido, progressivamente, introduzida nos grupos do concelho. Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, que felicita a criação desta associação, cabe a todos “trabalhar a enorme riqueza cultural e etnomusical do concelho de Idanha, para que juntos a possamos preservar, promover e divulgar”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados