RCB/TuneIn
Quinta, 16 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
DOCUMENTO APRESENTADO EM SETEMBRO
Rádio Cova da Beira
A união de freguesias da Covilhã e do Canhoso vai avançar para a elaboração de um regulamento específico para a atribuição de apoios financeiros aos alunos mais carenciados ao nível do ensino secundário e superior.
Por Nuno Miguel em 14 de May de 2018
O tema esteve em cima da mesa na última reunião da assembleia de freguesia onde o eleito da CDU alertou para o facto de já ter sido entregue uma bolsa no último dia da UBI mas sem ter sido apresentado qualquer regulamento tenha sido apresentado nesse sentido. De acordo com Jorge Fael essa situação é o reflexo de uma gestão impulsiva por parte do actual executivo “nós não podemos colocar a carroça à frente dos bois e isso tem sido uma pecha deste executivo. E aquilo que nós consideramos é que qualquer atribuição de apoio ou subsídio por parte da junta carece de regulamentação. Por vezes há uma gestão impulsiva para anunciar medidas mas que depois não tem qualquer hipótese de concretização sem passarem pela assembleia de freguesia. Caso contrário estamos a incorrer numa ilegalidade”. 
O eleito da CDU acrescenta que a atribuição deste tipo de apoios não se pode cingir ao ensino superior e deve também poder abranger outros níveis de escolaridade “a existir apoio social aos alunos na nossa perspectiva ele devia ser canalizado para os estudantes de outros níveis de ensino que não o superior. Sabemos que a acção social no ensino superior é má mas nos outros níveis de ensino é ainda mais frágil. Os recursos da freguesia são escassos e nesse sentido pensamos que a atribuição desses apoios devem ser canalizados para os estudantes que frequentam a escolaridade obrigatória até porque a câmara também já apoia os alunos que frequentam o ensino superior”.
Na resposta o presidente da união de freguesias refere que numa das próximas reuniões do órgão esse projecto de regulamento vai ser apresentado. De acordo com Carlos Martins o objectivo passa por ter o processo administrativo concluído antes da aprovação do orçamento para 2019 “no nosso programa de acção está previsto apoiar os alunos que, infelizmente e por razões várias, tem dificuldades em prosseguir os seus estudos. Queremos que essa medida não seja apenas para o ensino superior mas também para o ensino secundário e queremos que em Setembro esse regulamento seja aprovado para que no próximo orçamento já seja possível incluir verbas para apoiar esses alunos”. 
Uma reunião da assembleia de freguesias onde o autarca garantiu que vai continuar a bater-se ao longo deste mandato pela reposição da autonomia administrativa para a freguesia do Canhoso.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados