RCB/TuneIn
Quinta, 19 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
XCO DO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
O fim-de-semana desportivo ficou marcado pela realiza√ß√£o da Ta√ßa de Portugal de Cross Country Ol√≠mpico XCO, na pista do Parque do Convento na cidade do Fund√£o. S√°bado e domingo estiveram cerca de 300 ciclistas, dos v√°rios escal√Ķes a competir.
Por José Joaquim Ribeiro em 14 de May de 2018

O XCO #3 do Fundão foi a 4ª prova que a BTT Gardunha organizou em parceria com a Câmara Municipal do Fundão, prova que este ano fez parte da Taça de Portugal Cross-Country Olímpico, tendo como pano de fundo a Serra da Gardunha e as excelentes condições que parque do Convento oferece, com uma pista que mereceu os mais rasgados elogios dos participantes.

O sábado foi preenchido com os treinos de adaptação à pista e para que a logística tivesse tudo em ordem para que as provas de cadetes, masters (30, 40 e 50 anos) juniores masculinos, absolutos femininos, sub23 e elites, do domingo corressem sem falhas.

Mário Costa e Joana Monteiro que correm com as cores da Brújula Bike Racing Team conquistaram o terceiro triunfo em outras tantas provas realizadas e pontuáveis para a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO). 

Na prova de elite, Mário Costa dominou de princípio ao fim. Numa primeira parte contou com a perseguição do campeão nacional, David Rosa, mas na última volta do circuito distanciou-se da concorrência, tendo tirado benefício do azar que bateu à porta do campeão nacional, vítima de um furo. Mário Costa venceu com uma vantagem significativa, 3m40s para o segundo, Ricardo Marinheiro da Quinta das Arcas e 5m12s para o 3º o brasileiro Rubens Valeriano do Sense Factory Racing, este a realizar a sua primeira prova na europa.

 

O vencedor da prova de elites lidera a classificação da Taça de Portugal, com uma vantagem de 15 pontos sobre Ricardo Marinheiro. Na prova de sub23 o vencedor foi Mário Santos do Sense Factory Racing deixando na 2ª posição João Rocha da Rodabike/ACRG/Gondomar. Este lidera o ranking de da categoria. 

Nas senhoras Joana Monteiro do Brújula Bike Racing Team venceu a prova do Fundão, repetindo o que já tinha feito nas duas anteriores provas, deixando na 2ª posição Maaris Meier da Estónia e que corre pelos Maiatos/Reabnorte). Com três vitórias obtidas, Joana Monteiro lidera a prova de senhoras. 

Na categoria de juniores, Rafael Rita do BTT Loulé/Elevis, venceu em masculinos  e Raquel Queirós do ASC/Focus Team/Vila do Conde impos-se nos femininos. Nos cadetes os vencedores foram Diogo Neves, em masculinos  e Daniela Campos nos femininos, ambos a representarem a equipa BTT Loulé/Elevis. Pode conferir aqui os resultados de todos os escalões, inclusive os masters.

Dia 17 de Junho realiza-se em Valongo a 4ª prova pontuável para a Taça de Portugal XCO. 

A RCB conversou com o diretor de prova Filipe Roberto que fez um balanço muito positivo da edição do XCO do Fundão e sentiu que a competição esteve em muito bom nível. Lamentou que o público não compareça em maior número, tendo em conta as condições que o parque do convento oferece.

O Presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes considera que é a afirmação da serra da Gardunha como um destino de excelência para a pratica de desportos com bicicletas, pelo enquadramento e pela dificuldade do traçado. Para Paulo Fernandes o Parque do convento, com todas as infraestruturas que já oferece e com o hotel que está prestes a ser inaugurado vai passar a ser um local mágico para o concelho.

Paulo Teixeira, presidente da BTT Gardunha estava satisfeito por tudo ter corrido bem e pelos elogios que foram recebendo dos participantes e agradecido a toda a equipa que conseguiu organizar uma prova muito exigente. Deu a conhecer que em Setembro, para aproveitar a magnifica pista do parque do convento, deverá realizar-se uma prova com o cariz lúdico e aberto a todos.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados