RCB/TuneIn
Domingo, 21 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“CADA MACACO NO SEU GALHO”
Rádio Cova da Beira
O secretário de estado das autarquias locais garante que não existe, por parte do governo, nenhuma tentativa de municipalizar o sector do turismo. A preocupação foi apresentada pelo presidente da entidade regional do centro na quinta edição do fórum de turismo interno que decorreu na Guarda.
Por Nuno Miguel em 11 de May de 2018

Em visita à mesma cidade, Carlos Miguel recorreu a um adágio popular para referir que casa entidade tem as suas competências próprias e esse é um rumo para manter “as regiões de turismo podem estar descansadas porque o seu papel é fundamental e de certeza que não serão os municípios ou as comunidades intermunicipais que irão beliscar quaisquer competências dessas regiões. Mas será um erro se não soubermos aproveitar as sinergias de cada um. Mal seria do turismo se as câmaras municipais abrissem mão das capacidades que tem para fazer coisas ao nível da promoção dos seus territórios e mal será deste sector se as regiões de turismo também não existirem enquanto força agregadora dos municípios, das CCDR´S e dos empresários e promotores turísticos. O povo português tem um ditado que penso que se adapta bem a esta situação; cada macaco no seu galho”.  

No entanto o governante acrescenta que há situações em que um entendimento intermunicipal pode fazer todo o sentido, deixando como exemplo a promoção dos produtos endógenos da Serra da Estrela “é perfeitamente legitimo que os municípios da Serra da Estrela possam eles próprios de forma autónoma, mas coordenados com a região de turismo do centro, poderem promover o queijo da serra aqui ou acolá, seja em Portugal, em Espanha ou na França. Isto não belisca nada nem ninguém e não ultrapassa o poder da região de turismo de promover toda a zona centro seja em termos nacionais ou internacionais”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados