RCB/TuneIn
Quinta, 16 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
MIGUEL VIEGAS NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
O PCP vai equacionar a possibilidade de apresentar no parlamento europeu um projecto de apoio ao rejuvenescimento dos pomares de cereja. A questão esteve em cima da mesa durante uma reunião que o eurodeputado manteve com alguns produtores da freguesia do Alcaide e onde o envelhecimento dos pomares foi um dos temas em destaque.
Por Nuno Miguel em 10 de May de 2018
No final do encontro, o eurodeputado do PCP refere que é intenção apresentar uma proposta de desenvolver um programa semelhante ao “Vitis”, que contribuiu para o rejuvenescimento do sector do vinho “estamos a falar de um cerejal que está numa idade avançada e que necessita de uma reconversão. Nesse sentido vamos estudar a possibilidade de poder vir a apresentar uma proposta semelhante ao «Vitis». Da mesma forma que existe um programa específico para reconversão da vinha temos que trabalhar da mesma maneira para criar um programa similar que possa dar resposta à necessidade de rejuvenescer o cerejal que, numa parte significativa da produção, precisa de ser modernizado”.
Ainda em relação à cereja, numa altura em que está prestes a arrancar a nova campanha, o eurodeputado do PCP defendeu ainda a criação de instrumentos que assegurem uma distribuição mais justa dos rendimentos “falam-nos de preços pagos à produção inferiores a um euro e nós consideramos que isso é inaceitável. È politicamente vital que sejam criados instrumentos que assegurem que o rendimento seja distribuído de uma forma mais justa ao longo de toda a cadeia para que não exista um elo, seja ao nível da grande superfície ou de outras estruturas de distribuição, que fique com a maior parte das mais valias, ficando algumas migalhas para quem tem todo o trabalho de produção e que é muito complexo”.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados