RCB/TuneIn
Segunda, 10 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SANICOBE: ASSEMBLEIA GERAL APROVA PROPOSTAS DA DIRECÇÃO
Rádio Cova da Beira
Foi uma assembleia geral pacífica com os associados presentes, mais de oito dezenas, a validarem todas as propostas que a direcção da associação apresentou, nomeadamente as contas de 2017, o plano de actividades parta 2018, a limpeza do caderno de associados e a alteração de estatutos.
Por Paulo Pinheiro em 02 de May de 2018

Apesar de não terem sido introduzidas muitas mudanças, para o presidente da direção da Sanicobe vão facilitar a gestão da associação

“Facilita-nos porque fizemos uns estatutos claros para a governação da casa e os anteriores para este efeito eram omissos em tudo, daí estarmos em Tribunal. Quando se lê o antigo documento, percebemos que cada sócio pode interpretar uma qualquer situação como bem entende”, refere o presidente da direcção da Sanicobe.

De acordo com Paulo Santos, está a decorrer uma acção interposta por sócios que não concorreram às últimas eleições, em Janeiro do ano passado, porque argumentaram que a convocatória deveria ter sido enviada de uma determinada forma e não foi. Sobre isto, os estatutos nada dizem, mas a convocatória foi executada de acordo com os serviços administrativos porque nessa altura a casa era governada por funcionários”, disse.

Para José Pimentel, um dos responsáveis dos estatutos e presidente do conselho fiscal, as mudanças operadas “pretendem descomplicar aquilo que havia aqui. Os estatutos eram inócuos em tudo o que tinham. Agora, tentamos definir bem as posições da direcção, da assembleia geral e do conselho fiscal para que haja organização na associação”.

 

A assembleia geral aprovou também, com uma abstenção, o relatório e contas de gerência de 2017. Com um saldo positivo de 168 euros e 38 cêntimos, o relatório da prestação de contas evidencia, o ano passado, a reabertura do parque de leilões de gado, um investimento de 19 mil 146 euros, que no final resultou num montante de 6 mil e 57 euros para a associação, entre as taxas pagas e a limpeza efectuada.

A empresa criada pela associação, a Pesavalor, para gerir o posto de combustível da Sanicobe registou um saldo de 47 euros e 82 cêntimos.

Este ano, os responsáveis pretendem recuperar a zona exterior do edifício da associação onde está prevista a construção de uma área de lojas, que a Sanicobe vai alugar.

A assembleia geral deu parecer positivo à eliminação de 1.037 associados que há mais de três anos não tinham qualquer actividade na associação. A direcção informou os sócios presentes do envio de 1.111 cartas a pessoas que estavam inscritas para saber se queriam ou não continuar com este estatuto: 74 declararam pela continuidade, 30 informaram que cessavam a sua inscrição, 170 ofícios foram devolvidos e 837 não responderam.

Com o Estado a reduzir, cada vez mais, as subvenções, a necessidade de serem encontradas actividades extra para a Associação de Defesa Sanitária da Cova da Beira foi uma das sugestões deixadas, entre outros, pelo presidente do conselho fiscal.  

 

Após a assembleia geral, a associação promoveu o quarto encontro de associados. Um almoço de confraternização com sócios e agentes económicos ligados ao sector agrícola “como forma de proporcionar através do convívio uma maior proximidade de interesses que lhes são comuns”, afirma a direcção.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados