RCB/TuneIn
Sexta, 20 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ ACOLHE “FASHION REVOLUTION”
Rádio Cova da Beira
Debater o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável da indústria da moda são alguns dos objectivos das jornadas de “Fashion Revolution” que vão decorrer na universidade da Beira Interior entre os dias sete e nove de Maio.
Por Nuno Miguel em 01 de May de 2018

Outras da categoria:

A iniciativa faz parte de um movimento internacional que foi fundado depois do desabamento de um edifício no Bangladesh, em que várias centenas de pessoas que trabalhavam para empresas nas áreas do design e da moda perderam a vida devido às más condições de trabalho.
José Miguel Oliveira, vereador na autarquia covilhanense, sustenta que “esta iniciativa enquadra-se no projecto que temos vindo a dinamizar para que a Covilhã seja reconhecida como a capital do design e da moda. Trata-se de um evento que revela uma nova forma de encarar o consumo, privilegiando a sustentabilidade social, muitas vezes ignorada pela grande indústria produtora de moda. São estes eventos trazem novas dinâmicas para a sociedade e novas abordagens a temas essenciais para o futuro colectivo”.
Para além da realização de conferências e de debates sobre o tema, a organização espera envolver toda a comunidade numa acção pública denominada “malha” e em que a questão das condições de trabalho no mundo do design e da moda vai estar em destaque, como refere a embaixadora do projecto “a sustentabilidade do meio ambiente e social vai estar em discussão e está hoje nas agendas das maiores empresas mundiais, por isso o discurso e a prática da sustentabilidade são uma exigência dos dias de hoje. Aqui na Covilhã queremos interagir com alunos de diversas áreas e quando terminar a conferência vamos desenvolver uma acção que se chama «malha» e que pretende interligar as pessoas em nome de deste movimento e onde vamos dar o grito do «fashion revolution»”.
Solange Ferreira acrescenta que depois da realização deste ciclo de conferências está ainda prevista a realização de um desfile, que decorre no dia 19 de Maio do edifício do “New Hand Lab”, e que vai contar com trabalhos de vários estilistas que desenvolvem a sua actividade de uma forma sustentada “vamos ter trabalhos do Miguel Gigante, da Cristiana Costa que acabou de ganhar um prémio internacional na «Yves Rocher», a Marita Moreno que é uma das marcas que tem uma melhor implantação a nível internacional e vamos ter ainda representantes do projecto «vintage for a cause» que é desenvolvido no Porto por senhoras a partir dos 60 anos e que trabalhar a partir de peças já usadas”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados