RCB/TuneIn
Quarta, 28 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BELMONTE: CENTRAL DE BIOMASSA PODE RETOMAR LABORAÇÃO
Rádio Cova da Beira
O presidente da câmara municipal de Belmonte revela que há um grupo interessado em avançar para a aquisição da central de biomassa que foi construída naquele concelho em 2010 pela empresa “Tavfer”. Um investimento de oito milhões de euros com uma capacidade de produção de dois megawatts de energia mas que actualmente se encontra sem qualquer actividade há cerca de quatro anos.
Por Nuno Miguel em 29 de Apr de 2018
Na sessão solene comemorativa do dia do concelho, António Dias Rocha admitiu que existe uma empresa interessada em adquirir a central e coloca-la novamente em laboração, mas para que o investimento seja viável é necessário que a produção seja, pelo menos, duplicada “sei que há um grupo interessado em adquirir aquele espaço e que já veio visitar a fábrica. Tem é que ter o dobro da capacidade de produção e nós aqui temos matéria para isso. É claro que me dizem que esse aumento para o dobro implica 20 camiões diariamente ali mas cria postos de trabalho e falam-me num número que pode chegar aos 25 entre os motoristas e os técnicos da central e isso era muito importante para Belmonte. Se me perguntarem se morro de amores pela localização eu tenho de dizer que não, mas a unidade está lá e temos de a rentabilizar”.
Uma pretensão que o secretário de estado da energia se mostra disponível para analisar. Jorge Seguro considera que a concretização deste investimento foi um passo importante para o concelho e importa agora encontrar a melhor solução para que a central possa voltar a laborar “deixo aqui o compromisso claro de que vamos trabalhar em conjunto para encontrar uma solução. Não podemos ser apontados como um exemplo ao nível da produção de energia renovável e depois não sermos capazes de encontrar as melhores soluções para que este equipamento possa estar a funcionar. Acredito que esse será um passo muito importante até para a rentabilidade económica desta região”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados