RCB/TuneIn
Quinta, 24 Mai 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
DIA MUNDIAL DO LIVRO
Rádio Cova da Beira
De norte a sul do país, várias propostas, umas mais originais que outras, pretendem estimular o hábito pela Leitura. A CMC promove a arruada literária "Pela Liberdade".
Por Paulo Pinheiro em 23 de Apr de 2018

A iniciativa integra-se no programa comemorativo dos 44 anos do 25 de Abril 2018. O percurso inicia-se pelas 21:00h na capela de Stª Cruz do Calvário, prossegue para a rua Alexandre Herculano, Igreja de Stª Maria, portas do Sol e termina na Praça do Município.


Em parceria com a autarquia, os alunos do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (UBI) vão realizando paragens para lerem excertos de textos sobre “Liberdade”. A arruada conta com o acompanhamento musical da Desertuna – Tuna Académica da UBI e um apontamento de dança a cargo do grupo de bailado Kayzer Ballet, na chegada ao Pelourinho.

 

Esta Arruada destina-se a toda a população e pretende que a literatura, a música, a dança e a beleza do centro histórico se conjuguem para proporcionar uma “experiência única” refere a autarquia.


Também esta segunda-feira, a Biblioteca da Universidade da Beira Interior, em colaboração com a CP, estão a realizar a iniciativa “Ler Sobre Carris” que consiste na oferta de leituras várias aos passageiros, para que desfrutem da companhia de um livro durante o trajeto do Intercidades que liga a Covilhã a Lisboa (partida às 7h31) e vice-versa (viagem que tem início na capital às 13h15).


Foram seleccionadas mais de meia centena de obras, resultantes da oferta de particulares, autores, da editora Alma Azul (sediada em Alcains) e também de obras existentes no ponto de Troca de Livros na Biblioteca Central da UBI. Durante a viagem, todos os passageiros podem deslocar-se à carruagem de 1ª classe e escolher a obra da sua preferência. Nesta actividade estão também envolvidos dois estudantes da UBI, que podem auxiliar e informar os passageiros sobre o evento.


De acordo com os promotores, a iniciativa pretende inserir-se no leque de actividades que as Instituições de Ensino Superior devem desenvolver em articulação com o PNL (Plano Nacional de Leitura) e vai ao encontro dos propósitos da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas de "chamar a atenção para a importância do Livro como bem cultural, fundamental para o desenvolvimento da literacia e consequente crescimento económico".

 

 

 



  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados