RCB/TuneIn
Domingo, 21 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
CMP APROVA CONTAS E SA√ćDA DO SANEAMENTO FINANCEIRO
Rádio Cova da Beira
A C√Ęmara Municipal de Penamacor (CMP) aprovou, por unanimidade, o relat√≥rio e contas de 2017 no valor pr√≥ximo dos 12 milh√Ķes de euros. Para al√©m da taxa de execu√ß√£o global de 98%, Ant√≥nio Beites destaca a redu√ß√£o consider√°vel da d√≠vida do munic√≠pio durante o ano passado.
Por Paula Brito em 19 de Apr de 2018
 

 “Tínhamos terminado o ano 2016 com um montante global de dívida, onde se incluía o Fundo de Apoio Municipal, de 4 milhões 846 mil euros, e terminámos o ano 2017 com 3 milhões 664 mil, ou seja, estamos a falar de uma redução de dívida de um milhão e 200 mil euros.”  

Uma redução que vai permitir ao município suspender o plano de saneamento financeiro, no valor de um milhão e 100 mil euros, a que aderiu voluntariamente em 2015. A proposta de suspensão foi também aprovada por unanimidade numa reunião onde este ausente o único eleito da oposição.

“O Orçamento do Estado para 2018 prevê essa possibilidade aos municípios, que se encontravam em saneamento ou reequilíbrio, desde que cumprissem os limites totais da dívida, de acordo com os planos apresentados, no nosso caso o Plano de Saneamento Financeiro. Nós hoje temos uma larga margem e entendemos propor a suspensão do plano de saneamento financeiro.”

O autarca de Penamacor diz que 2017 foi um ano de “muita execução” e destaca os projectos mais avultados que permitiram uma receita de fundos comunitários no valor de 700 mil euros.

“Realçar, em termos de execução concluída, a requalificação urbana do acesso ao cimo de vila, a casa da memória sefardita António Ribeiro Sanches, a elaboração do cadastro de infraestruturas de água e saneamento, o projecto do Lince 2020, que se iniciou no ano passado e o encaixe financeiro de duas obras que tinham sido candidatadas em overbooking em termos de requalificação urbana em Penamacor e na Benquerença.”

O relatório e contas de 2017, bem como a proposta de suspensão do plano de saneamento financeiro, vão agora ser submetidos à aprovação da assembleia municipal de Penamacor que reúne no próximo dia 26.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados