RCB/TuneIn
Sexta, 21 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“BUGS IN CONCERT”
Rádio Cova da Beira
É este o mote do novo espectáculo que a banda da Covilhã vai apresentar nos próximos dias cinco e seis de Maio no edifício do “New Hand Lab”. É um concerto em que a primeira parte vai ter 17 minutos, baseado no trabalho de um compositor americano, dedicado integralmente à temática dos insectos.
Por Nuno Miguel em 17 de Apr de 2018
Um trabalho estimulante e desafiador para os músicos, refere o presidente da direcção da banda da Covilhã “o artista de uma forma criativa e até com algum humor descreve os vários insectos que compõem este trabalho. Começa por um prelúdio e depois temos temas sobre libelinhas, louva-a-Deus, as aranhas, as borboletas e termina com um andamento sobre as formigas. É um trabalho de 17 minutos, com uma complexidade grande que também vai funcionar como um desafio artístico e musical para os músicos da banda da Covilhã” 
José Eduardo Cavaco acrescenta que a segunda parte do concerto vai incidir na mesma temática, com um solista convidado para interpretar em trompete parte de uma ópera do século XIX “é uma obra com 118 anos que pertence a uma ópera de Korsakov, que tem um trecho muito conhecido que é dedicado ao voo de uma abelha. Nesse âmbito esta obra vai ser interpretada por um virtuoso no trompete sendo de grau difícil”. 
Para além da vertente cultural, o presidente da banda da Covilhã sublinha que esta iniciativa vai também ser complementada com actividades de carácter científico “para introduzir este concerto convidámos o cientista Albano Soares, que é uma pessoa que se dedica à observação da biodiversidade no nosso país. Ele pertence a um centro de investigação e vai estar connosco estes dois dias para nos falar dos insectos em geral e em particular daqueles que são abordados nesta obra que a banda da Covilhã vai interpretar sob a direcção do maestro Simão Francisco”. 
Durante os dois dias do concerto vai também ser criado um espaço de venda de mel, dinamizado por um apicultor da região que vai também explicar todo o circuito desde a criação das abelhas até à extracção do mel. No dia seis de Maio, que coincide com o dia da mãe, a banda da Covilhã vai também fazer neste espectáculo uma homenagem a todas as mulheres que exerceram a actividade de operária naquele concelho.   

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados