RCB/TuneIn
Segunda, 22 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ASTA NA SU√ČCIA
Rádio Cova da Beira
A ASTA (Associa√ß√£o de Teatro e Outras Artes), companhia de teatro profissional da Covilh√£, est√° √Ėrkelljunga, na Su√©cia, para mais uma etapa do projeto "Tell Me".
Por Paulo Pinheiro em 11 de Apr de 2018

"O Tell Me é um projeto europeu ímpar no campo do ensino não formal da língua e da matemática, tendo como ferramenta o teatro", refere a companhia.

 

O projeto está a ser desenvolvido há dois anos e junta num consórcio europeu várias estruturas que se dedicam ao ensino e às artes dramáticas. Este pioneiro projeto é financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Erasmus +.

 

A ASTA foi a companhia escolhida para representar Portugal nesta inovadora metodologia, que visa ensinar as populações migrantes na aprendizagem da língua e da matemática ao chegarem a um país desconhecido, com uma língua desconhecida.

 

A implementação e coordenação do projecto em Portugal está a cargo de Sérgio Novo, presidente e director artístico da ASTA.

 

Além da ASTA, a equipa do projecto junta as associações IFALL – Integration for Alla de Örkelljunga, da Suécia; e dois relevantes organismos de Itália: o Nuovo Comitato, de Gubio, associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, representada pelo seu filho Jacopo Fo, diretor científico do projeto e a ANL – Associazione Nuovi Linguaggi, da cidade de Loreto.

 

o "Tell Me" éum projecto experimental que se encontra em fase de conclusão e que tem percorrido os vários países de onde são oriundas as estruturas que desenvolvem o projecto.

 

 

A paragem atual está a decorrer na Suécia, onde a equipa da ASTA se encontra a aplicar os métodos teóricos que tem vindo a ser desenvolvidos.

 

A última etapa do projecto será em Bolonha, Itália, em Junho próximo, onde serão apresentadas as conclusões do projecto, bem como todos os materiais didácticos desenvolvidos ao logo destes dois anos de trabalho, de onde consta um manual para o ensino da língua e da matemática, disponível em vários idiomas, e que estará disponibilizado no site do projecto, para download gratuito em www.tellmeproject.com


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados