De acordo com o autor, este é um livro focado nas origens (do Universo, da Terra, da Vida, do Homem, das Religiões, do Cristianismo). “Fala nas envolvências do cristianismo com outras religiões para terminar com um testemunho pessoal e em jeito de conclusão com tudo o relatado, que de modo algum quer ferir sensibilidades diferentes”, refere.
“Acima de tudo pretende-se apelar a todos os leitores a questionar e a questionarem-se, a serem críticos e racionais. Isto é, a não aceitar as coisas que nos foram e são ditas só “porque sim”, sustenta José Álvaro Marques.
O livro “é também um testemunho pessoal que de modo algum se pretende que seja assumido por quem quer que seja. Mas é a minha visão das coisas e do mundo que não será igual à de muitos, mas é a minha posição pessoal, apoiada em premissas que tenho como assentes”, conclui.
Sobre o autor:
José Álvaro da Silva Marques, Juiz Jubilado, que exerceu funções nas Comarcas do Fundão, Guarda, Covilhã, entre outras, e foi Juiz de Círculo em Castelo Branco, antes de ter sofrido um AVC que o deixou muito debilitado, mas com força e ânimo de ainda escrever este livro que agora apresenta. A edição é da Chiado.