RCB/TuneIn
Segunda, 23 Abr 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CENTRO ASSINALA BODAS DE PRATA
Rádio Cova da Beira
O centro de apoio a crianças e idosos de Cortes do Meio quer reforçar a qualificação da sua oferta de serviços, nomeadamente junto dos utentes das valências de lar e centro de dia. O objectivo foi assumido pelo presidente da instituição durante as comemorações das bodas de prata que se assinalaram este domingo.
Por Nuno Miguel em 10 de Apr de 2018
José Armando Serra dos Reis refere que ao longo dos 25 anos de existência “o centro foi trilhando sempre um caminho muito sólido, somos das poucas instituições que tem as valências que cobrem todo o ciclo da vida desde a creche ao ATL, passando pelo centro de apoio e apoio domiciliário até ao lar. Para podermos construir todo este património tivemos necessidade de, no início deste século, contrair dois empréstimos bancários num valor total de 150 mil euros. Hoje já podemos dizer aos associados que esses montantes estão totalmente liquidados, não temos fundos nem riqueza mas também não temos dívidas”. 
O presidente da direcção do centro acrescenta que, mais do que construir novas infraestruturas o principal objectivo vai incidir na qualificação dos serviços que actualmente são prestados “ao nível dos serviços clínicos já temos enfermagem a tempo inteiro mas ainda não temos médico. Também necessitamos de alguém ligado à manutenção física dos nossos idosos, nomeadamente técnicos especialistas na animação e manutenção física e também necessitamos de qualificar alguns espaços interiores e exteriores das nossas instalações com equipamentos que permitam reforçar toda essa componente da prática física associada à saúde” 
Na comemoração desta efeméride a vereadora com o pelouro da acção social na autarquia covilhanense enaltece o papel que o centro tem desempenhado no apoio que presta às populações. Regina Gouveia afirma que sem a acção desenvolvida por esta e outras instituições o concelho da Covilhã seria mais pobre “não era possível a uma autarquia desenvolver toda a acção social que as instituições espalhadas pelo concelho asseguram e muito bem. Este é um dos exemplos. E é um exemplo muito interessante porque se insere numa freguesia que é muito dinâmica em termos de organização associativa e tem um espírito de comunidade muito forte. Claro que há aqui protagonistas que asseguraram que assim fosse e da parte da autarquia eu posso garantir que estou muito atenta e a espreitar oportunidades de apoio junto do quadro comunitário no sentido de poder apoiar estas instituições a levarem por diante alguns projectos que ainda pretendem realizar”.
Já o presidente da junta de freguesia de Cortes do Meio afirma que a comemoração destas bodas de prata o deixa duplamente feliz. É que Jorge Viegas é também o director técnico da instituição e não esquece a importância do centro no apoio dado às populações e na dinamização da economia local “enquanto presidente da junta alegra-me muito ver o dinamismo que a instituição mostra, que desde há muito tem prestado um apoio importantíssimo na comunidade. É uma instituição que tem apostado muito na empregabilidade das pessoas da comunidade quer na formação continua dos funcionários e na qualidade dos serviços que presta. Não me posso esquecer que também sou o director técnico da instituição e como tal sinto-me duplamente feliz nestes 25 anos”. 
Actualmente o centro emprega cerca de duas dezenas e meia de pessoas e presta apoio a cerca de 70 utentes nas suas cinco valências.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados