RCB/TuneIn
Segunda, 23 Abr 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TODOS OS FERIDOS DO ACIDENTE NO IP2 J脕 TIVERAM ALTA
Rádio Cova da Beira
J谩 tiveram alta os jovens feridos no acidente com o autocarro este domingo, cerca das 18:00h,no Itiner谩rio Principal 2 (IP2), concelho de Nisa. A esta hora, apenas o motorista continua internado por apresentar "trauma psicol贸gico grave", mas deve ter alta nas pr贸ximas horas.
Por Paulo Pinheiro em 09 de Apr de 2018

Em Castelo Branco, os cinco feridos ligeiros que foram transportadas este domingo para o Hospital Amato Lusitano, na sequência do despiste de um autocarro, que provocou um morto, já tiveram alta.

 

Ainda ontem, a directora clínica do hospital informou que tinham dado entrada na unidade albicastrense três raparigas e dois rapazes. Uma das raparigas, que exigia mais preocupação, apresentava uma factura no úmero.

 

Esta segunda-feira, o presidente da ULS de Castelo Branco disse que Unidade Local de Saúde requisitou uma psicóloga para apoio aos familiares dos acidentados.


Os cinco feridos, caso haja necessidade, terão acompanhamento nos respetivos centros de saúde, referiu ainda Vieira Pires.

 

Ao longo da noite, das várias unidades hospitalares, e após submetidos a meios complementares de diagnóstico, os jovens tiveram alta e regressaram a casa com os seus pais.

 

A Escola Frei Heitor Pinto, Covilhã, mobilizou esta segunda-feira o serviço de psicologia para apoiar os colegas dos alunos que seguiam no autocarro

 

"Optámos por manter a a ctividade lectiva porque consideramos que é preferível que os restantes alunos possam estar juntos para poderem conversar e desabafar, recorrendo, se necessário for, ao serviço de psicologia da escola que está disponível para prestar todo o apoio", disse em declarações à agência Lusa o subdirector do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Vítor Reis Silva. Os alunos envolvidos no acidente apenas regressarão à escola após indicação médica.

A agência responsável pela organização da viagem dos finalistas, a XTravel, disse esta segunda-feira estar "a acompanhar a situação" e "a recolher todos os dados".

 


Em declarações à agência Lusa, um director da empresa referiu que os elementos da Xtravel estão "a recolher todos os dados" e "aguardam a peritagem que a equipa da GNR está a fazer para perceber, então, o que é que terá ocorrido".

 

"Neste momento, a nossa preocupação é a parte humana, é falar com os pais e garantir o acompanhamento dos clientes", que "eram provenientes de duas escolas da zona da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, acrescentou, escusando-se a prestar mais esclarecimentos.


Fonte judicial adiantou à Lusa que o Ministério Público (MP), através do Núcleo de Nisa, vai abrir um inquérito às causas do acidente.


O autocarro transportava, além do motorista, 48 passageiros, sobretudo jovens entre os 18 e os 23 anos provenientes da Covilhã e de Belmonte, que estavam a regressar de uma viagem de finalistas.


O acidente provocou a morte a um rapaz de 18 anos, João Nuno Fiadeiro, residente em Tortosendo (Covilhã). As cerimónias fúnebres estão marcadas para esta terça-feira, pelas 15:00h, a partir da Igreja Matriz da vila.


Ainda ontem, o Presidente da República lamentou o acidente "que causou uma terrível perda e muitos feridos". Marcelo Rebelo de Sousa enviou "condolências à família enlutada e aos amigos do jovem tão tragicamente desaparecido" desejanado "rápida recuperação a todos os feridos".


O Governo, através da Secretário de Estado Adjunto da Saúde e da Secretária de Estado da Saúde, acompanharam nas unidades hospitalares o evoluir da situação. 


Também o presidente da CMC manifestou a sua solidariedade às famílias dos sinistrados e da vítima mortal.


"O município encontra-se a desenvolver todo o trabalho de apoio necessário as famílias que estão envolvidas neste acidente grave", sublinha a autarquia.


A Câmara Municipal de Belmonte apresenta o seu profundo sentimento de pesar aos familiares e amigos do jovens falecido no acidente desejando "rápida recuperação e muita força para ultrapassarem este drama".


A todas as famílias envolvidas, a autarquia de Belmonte apresenta "o voto de solidariedade e conforto neste momento de tristeza".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados