RCB/TuneIn
Sexta, 21 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“QUANTO MAIS MALHAREM MAIS NOS UNEM”
Rádio Cova da Beira
As palavras são de Carlos Silva no encerramento do terceiro congresso da UGT de Castelo Branco que elegeu novos órgãos para o próximo quadriénio. Num discurso contundente, o secretário geral acusou sindicatos de outra central de andarem à boleia de acordos assinados pela UGT.
Por Paula Brito em 09 de Apr de 2018
 

 “Quando algum sindicato, de outra central, nos afronta a dizer que nós cedemos à tentação, então não têm que assinar nem outorgar aquele contrato, vão negociar outro, o problema é que depois vêm cá mamar, e nós não denunciamos isto. Temos que ter coragem para denunciar. E como a mim ninguém de cala, nem os outros nem quem quer que seja, têm que continuar a ouvir a minha voz, e portanto, aqueles comentadores vão continuar a escrever no Expresso, e em jornais de referência, a malhar na UGT, pois malhem se faz favor, quanto mais malharem mais nos unem, quanto mais nos criticarem mais crescemos.”  

Um crescimento que se traduz em 400 mil trabalhadores filiados nos sindicatos das 20 uniões que existem no país.´

Mas as críticas de Carlos Silva estendem-se também aos partidos mais à esquerda.

“Há uma certa esquerda caviar que ataca a UGT quando toma posições de defesa dos empregadores, porque também bons casos de empregadores em Portugal. E quando nós dizemos que não queremos que caia a caducidade do contrato de trabalho é precisamente para obrigar as partes a negociar. O que nós temos que exigir do governo, é que crie um mecanismo para dizer aos patrões que não podem deixar cair uma convenção colectiva por dá cá aquela palha.”  

Carlos Silva no encerramento do III congresso da UGT de Castelo Branco que elegeu Daniel Matos como presidente do secretariado da união. Filiado no sindicato dos bancários Sul e Ilhas desde 2011, Daniel Matos, natural da Soalheira traçou os objectivos do mandato.

“É combater a precariedade no distrito, tentar ajudar as entidades a fomentar mais emprego para o distrito, são esses os desafios, foi tudo dito aqui no congresso, foi um bom congresso, as pessoas disseram o que pensam e quero acreditar que vamos fazer um bom trabalho.”

A única lista que se apresentou ao congresso, onde estiveram presentes 40 delegados, foi aprovada com 38 votos a favor e dois em branco. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados