RCB/TuneIn
Terça, 17 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GOVERNO APRESENTA: “ALDEIAS SEGURAS” E “PESSOAS SEGURAS”
Rádio Cova da Beira
Abrigos, “Oficial de Segurança” e kits de emergência são algumas das medidas contempladas nos dois programas “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras” que são apresentados esta segunda-feira, em Ansião (Leiria).
Por Paulo Pinheiro em 09 de Apr de 2018

A iniciativa pretende aumentar a protecção das populações contra os incêndios florestais. A Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias apresentam o Programa Aldeias Seguras, além de assinarem um protocolo para o efeito.

 

As aldeias vão ter um “oficial de segurança”, nomeado pela junta de freguesia ou pela população, pessoa que fica responsável pela transmissão de avisos aos residentes das localidades, organizar evacuações entre outras tarefas.

 

O programa, destinado a todo o país, tem como principal alvos os 189 munícipios com freguesias de risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, tem como eixos estratégicos a gestão de combustível, o plano de evacuação de aldeias e uma campanha de sensibilização. No decorrer do mês de Maio os municípios e freguesias implementam o programa.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) irá produzir e disponibilizar à ANMP e à ANAFRE materiais de sinalética e cerca de 10 mil kits de proteção bem como os meios necessários para uma campanha de sensibilização de âmbito nacional.

 

 

Por sua vez, a ANMP e a ANAFRE colaboram na divulgação dos documentos produzidos pela ANPC junto dos municípios e juntas de freguesia, aplicando no terreno mecanismos de aviso e sessões de esclarecimento às populações, bem como medidas de prevenção, identificação de refúgio e necessária sinalização em caso de evacuação.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados