RCB/TuneIn
Quinta, 13 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GARDUNHA ACOLHE ULTRA TRILHOS
Rádio Cova da Beira
A primeira edição da prova “Ultra Trilhos” da Gardunha vai decorrer a 14 de Abril. A iniciativa é organizada pela associação do Bairro do Cansado e tem como principal objectivo dar a conhecer as potencialidades de um território que foi duramente fustigado pelos incêndios florestais de Agosto do ano passado.
Por Nuno Miguel em 07 de Apr de 2018
A prova vai ser dividida em quatro percursos; um ultra trilhos de 50 quilómetros, trilhos de 22 quilómetros, mini trilhos com 13 quilómetros e ainda uma caminhada com uma extensão de 11 quilómetros com passagens pela aldeia histórica de Castelo Novo, Alpedrinha, Alcongosta, Souto da Casa e Casal da Serra, anexa de São Vicente da Beira.
Pedro Serra, presidente da junta de freguesia de Louriçal do Campo, refere que estão a ser criadas todas as condições para que, além da vertente desportiva, também as potencialidades endógenas da região estejam em foco ao longo deste dia “quer vier à nossa freguesia durante este dia vai poder participar nas diferentes variantes das provas mas também vai ter um espaço com diversas valências para as crianças que vai ficar localizado no ginásio de São Fiel e os participantes que quiserem descontrair também vão ter outras actividades. Vamos dinamizar jogos tradicionais, animação musical, tasquinhas e uma mostra de produtos regionais. Tudo com o objectivo de promover a freguesia de uma maneira diferente. Anteriormente essa promoção era feita com uma feira de produtos regionais e optámos agora por esta vertente e eu acredito que a freguesia, o concelho e o distrito vão ficar beneficiados com este novo modelo”. 
Já o presidente da câmara municipal de Castelo Branco, realça a importância desta iniciativa para investir na dinamização da Serra da Gardunha depois da tragédia vivida em Agosto de 2017 “depois de um momento mau precisamos sobretudo de investir na dinamização da serra e das comunidades que ali vivem. Espero que, para além da parte desportiva, esta iniciativa também contribua para fortalecer a parte turística. Esta prova é um primeiro momento para isso e espero que seja o primeiro de muitos que podem vir a ser dinamizados”.
Para ajudar à reflorestação da Gardunha, a organização vai plantar uma árvore por cada inscrição nesta prova. A expectativa passa por ter mais de 300 pessoas a participar nesta iniciativa. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados