RCB/TuneIn
Segunda, 22 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
OBRA ENTREGUE A MARCELO REBELO DE SOUSA
Rádio Cova da Beira
A junta de freguesia de Tortosendo entregou no pal√°cio de Bel√©m, ao Presidente da Rep√ļblica a obra ‚ÄúSer Solid√°rio‚ÄĚ do tortosendense Telmo Guerra. Trata-se de uma gravura sobre cer√Ęmica daquele artista autodidacta, actualmente emigrado na Su√≠√ßa, que considera que ‚Äúo rosto do Presidente da Rep√ļblica representa na perfei√ß√£o o que ficou depois dos fogos que devastaram o norte e centro de Portugal. A imagem representa um homem solid√°rio que abra√ßa uma idosa que chora, destro√ßada ap√≥s a trag√©dia‚ÄĚ.
Por Nuno Miguel em 06 de Apr de 2018
Telmo Guerra refere que “esta obra foi feita a partir de uma fotografia captada no dia 19 de Outubro em Santa Comba, e o Presidente da República representa através deste gesto o ser solidário e comprova a ideia de apesar da posição social ser diferente, somos todos feitos da mesma carne sofrente e não existe nenhuma incompatibilidade entre a firmeza dos nossos valores próprios e o respeito pelos valores alheios”.
O autor acrescenta que esta obra “foi realizada com o intuito de imortalizar um momento trágico, porque é nos momentos mais trágicos que se vê o carácter dos verdadeiros homens” e foi realizada sobre cerâmica para conjugar a tradição da azulejaria Portuguesa. Para legendar a obra, Telmo Guerra escolheu uma frase de José Saramago “Creio no direito à solidariedade e no dever de ser solidário. Somos todos feitos da mesma carne sofrente”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados