RCB/TuneIn
Segunda, 23 Abr 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“DE MUITOS VENTOS E UTOPIA”
Rádio Cova da Beira
O foyer do cine teatro Avenida, em Castelo Branco, acolhe esta quinta-feira, 5 de Abril, pelas 18:00h, o lançamento do livro "De Muitos Ventos e Utopia", de Manuel Costa Alves, que conta com prefácio de António Salvado e breves anotações de Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata.
Por Paulo Pinheiro em 05 de Apr de 2018

Do Prefácio:

Navegamos em mar riquíssimo cujas ondulações ora se acentuam pelo ‘abraço’ dado às ‘primeiras chuvas’ ou por ‘moinhos de vento’ cujas oscilações vão da destemperança à transformação da ‘fortaleza do pão’ em ‘gigantes que fervem inimizades’; ora apelam para realidades tão díspares: a crença na crença; um Van Gogh a pretender (utopicamente) pintar o vento; o ‘decreto do deus dinheiro’ (ah a ‘ferida de ser honesto’) até a reminiscências de um passado vivido (‘Voltar a Timor’; ‘Tenho a pátria que me nasceu’).

 

 

O segundo sub-título, “Ao vento de todos os dias”, formaliza, pela sua unidade, quase que um livro. Na verdade, de rua em rua de Castelo Branco vai tecendo o Poeta uma espécie de diário íntimo e multímodo, em que cada rua emite abarcamentos que se vivificam mediante um curioso cruzamento de lembranças do passado (até da História) com configurações de um futuro que, renegando a solidão, viabiliza a alegria da esperança e o modo como ‘enfrentar o impossível’.

 

O lançamento da obra insere-se no projecto de edição Alvores, dedicado à produção poética e tem a organização do município de Castelo Branco  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados