RCB/TuneIn
S√°bado, 21 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
ANAFRE: AUTARCA DE CASTELO BRANCO NA CORRIDA
Rádio Cova da Beira
Leopoldo Rodrigues √© candidato √† presid√™ncia de delega√ß√£o distrital da Anafre. O acto eleitoral ainda n√£o est√° agendado mas, em declara√ß√Ķes √† RCB, o presidente da junta de freguesia de Castelo Branco confirma que vai ser candidato ao cargo com o objectivo de dar resposta √†s principais reivindica√ß√Ķes apresentadas pelos autarcas de freguesia.
Por Nuno Miguel em 05 de Apr de 2018

“Os principais problemas das freguesias do nosso distrito não diferem muito dos problemas a nível nacional. Aquilo que os presidentes de junta reivindicam são mais competências e sobretudo que haja uma maior delegação por parte dos executivos municipais no sentido de as juntas poderem fazer face às muitas necessidades que tem enquanto autarquia de proximidade com os cidadãos. Para além disso é também necessário reforçar a formação dos elementos que fazem parte dos executivos das freguesias e também capacitar as freguesias com mais meios podendo, eventualmente, se for esse o caminho da descentralização poderem vir a concorrer a fundos comunitários seja ainda no actual quadro seja no próximo”.  

Caso seja eleito para o cargo, Leopoldo Rodrigues define como outra das prioridades reforçar o número de associados no distrito uma vez que apenas metade das freguesias é sócia da Anafre “essa vai ser uma das nossas grandes prioridades uma vez que existe alguma separação entre as freguesias e aquilo que é a Anafre. A nossa intenção é reunir com as freguesias que ainda não são associadas, sensibilizá-los para a importância que a Anafre poderá ter no desenvolvimento das suas funções e levar a que esses presidentes de freguesia considerem importante serem associados. Mas penso que isso só vai ocorrer se as freguesias têm alguma coisa a ganhar com essa inscrição”. 

O autarca de Castelo Branco é o segundo a tornar público o interesse em avançar para a liderança distrital da Anafre depois de Malícia Trindade, presidente da união de freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo ter anunciado, em entrevista à RCB, que iria ser candidato a esse acto eleitoral. Leopoldo Rodrigues refere que fez alguns contactos no sentido de ser apresentada uma lista de consenso, mas tal acabou por não ser possível “eu tive oportunidade de ligar na semana passada ao senhor presidente da união de freguesias, convidei-o para uma reunião para podermos, eventualmente, fazer uma lista de consenso porque entendo que isso podia ser importante no sentido de a Anafre distrital ter ainda mais força. Ele ficou de me ligar de volta mas não o fez e portanto considero que não tem interesse nisso. A nossa lista tem um projecto de convergência, com elementos do PS, do PSD e também alguns independentes. Por isso o acto eleitoral vai decorrer de forma normal, cada um vai apresentar as suas ideias e depois vamos aguardar pelo resultado final”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados