RCB/TuneIn
Domingo, 23 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI: PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO CONSEGUEM FINANCIAMENTO
Rádio Cova da Beira
Quatro novos projectos de investigação coordenados por elementos da Universidade da Beira Interior garantiram um financiamento global superior a 875 mil euros, no âmbito do concurso para projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, aberto pela FCT (fundação para a ciência e tecnologia).
Por Nuno Miguel em 04 de Apr de 2018
Os quatro projectos agora aprovados abrangem as áreas das ciências da saúde e da engenharia “tendo a sua qualidade científica convencido os painéis de avaliação compostos por elementos de reconhecido mérito internacional” diz a UBI em comunicado.
Vão ser financiados os projectos “fatores de risco genético para os adenomas hipofisários”, coordenado por Manuel Lemos, do centro de investigação em ciências da saúde com um montante a rondar os 240 mil euros. Do mesmo centro de investigação, Fani Sousa vai desenvolver o projecto “suportes modificados com líquidos iónicos para a Purificação de pré-miRNAs envolvidos na doença de Alzheimer”, com 239 mil euros e Silvia Socorro, também da faculdade de ciências da saúde viu aprovado o montante de 235 mil euros no âmbito do projecto “factores extrínsecos na modulação do metabolismo da próstata: aplicações na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro”.
Na faculdade de Engenharia vai ser desenvolvido o projecto “produção de componentes para veículos aéreos não tripulados por manufactura aditiva”, com um financiamento de 160 mil euros com coordenação do docente Paulo Reis, do departamento de engenharia electromecânica.
A estes quatro projectos juntam-se outros dois cuja aprovação já tinha sido comunicada este ano, elevando o sucesso de aprovações da UBI a este concurso para um montante superior a 1 milhão e 300 mil euros. João Correia, docente da faculdade de Artes e Letras e investigador do Labcom, vai coordenar o projecto “laboratório e incubadora de média regionais” com uma dotação de 209 mil euros. “Nanoestruturas de óxido de grafeno para a terapia química e fototérmica do cancro da mama”, é o outro projecto, que vai ser coordenado por Ilídio Correia, docente da faculdade de ciências da saúde e investigador do CICS com um financiamento de 237 mil euros.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados