RCB/TuneIn
Quarta, 25 Abr 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
EPABI ASSINALA BODAS DE PRATA COM CONCERTO
Rádio Cova da Beira
Cerca de 80 músicos, entre antigos e actuais docentes e alunos da escola profissional de artes da Covilhã fizeram parte da orquestra sinfónica da EPABI que promoveu um concerto no grande auditório da faculdade de ciências da saúde da UBI para assinalar os 25 anos de vida daquele estabelecimento de ensino profissional.
Por Nuno Miguel em 03 de Apr de 2018
O concerto foi o corolário de um estágio de três dias, coordenado pelo novo maestro convidado da orquestra da fundação Gulbenkian. Em declarações à RCB, Pedro Neves destaca o papel que a escola tem tido na formação de novos músicos e que, de ano para ano, tem conseguido captar mais alunos “para mim foi um privilégio trabalhar com estes jovens e menos jovens e aquilo que mais me impressiona aqui é um percurso de 25 anos que a escola tem construído e em que tem formado um número de músicos com uma qualidade impressionante. É uma escola que anda contra a corrente, tem crescido e alimentado muito a qualidade e a qualidade dos músicos que existe em Portugal”.
A apresentação deste concerto esteve a cargo de António Vitorino de Almeida. O maestro sublinha que “se há 25 anos me dissessem que eu estaria aqui a assistir a um concerto deste nível eu não acreditava. Era muito difícil de pensar que isto poderia acontecer. Houve uma explosão extraordinária de músicos em Portugal e vamos ver se o país será merecedor deles. E naturalmente que esta escola muito contribuiu para isso porque ao longo destes anos tem formado elementos com uma qualidade altíssima”.   
Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na câmara da Covilhã sublinha que ao longo destes 25 anos, a EPABI sem tem afirmado como um dos principais embaixadores culturais daquela cidade “desde logo pela qualidade que tem ao nível da formação e também pela forma como interage com a cidade e com toda a região. É uma escola que nos orgulha a todos e sobretudo a Covilhã. Ela está na Beira Interior mas é da Covilhã”.  
A realização deste concerto foi o ponto alto destas comemorações, que ao longo do ano lectivo foram assinaladas com várias actividades internas. Pedro Leitão, director pedagógico da EPABI refere que se tratou de um encerramento com chave de outro “ainda vamos ter uma actividade em Junho mas este concerto acabou por ser o ponto alto destas comemorações. Temos a sensação de que foi um concerto espectacular e de um nível excepcional e que superou o trabalho que a escola faz. Tivemos aqui os melhores dos melhores desde a primeira geração da escola. Nomes grandiosos que hoje estão a trabalhar em carreiras artísticas de nível internacional e eu estou muitíssimo satisfeito e penso que esse sentimento é partilhado por todos os que hoje aqui estiveram”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados