RCB/TuneIn
Segunda, 23 Abr 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MONSANTO DISTINGUE INVESTIGADORA A TÍTULO PÓSTUMO
Rádio Cova da Beira
Maria Leonor Carvalhão Buescu, investigadora, ensaísta e professora universitária, foi homenageada, a título póstumo, com a atribuição do seu nome a um largo em Monsanto, sua terra natal. A docente nasceu naquela aldeia em 1932 e faleceu em 1999, tendo já o seu nome sido perpetuado da toponímia das cidades de Lisboa e da Amadora.
Por Nuno Miguel em 03 de Apr de 2018
De acordo com o presidente da união de freguesias de Montanto e Idanha-a-Velha, Paulo Monteiro, esta homenagem teve como grande objectivo “imortalizar a memória de uma importante figura da cultura portuguesa”. Maria Leonor Carvalhão Buescu foi a investigadora responsável pela edição do livro “Monsanto, Etnografia e Linguagem”, inicialmente editado em 1961 e posteriormente em 1984.
Já o presidente da câmara municipal de Idanha-a-Nova sublinhou que pela vida e obra desta ilustre monsantina, esta homenagem é mais do que justa. É nossa obrigação perpetuar a memória de todos aqueles que dão e deram um contributo para o desenvolvimento do nosso concelho com o seu saber e o seu amor por estas terras”. Armindo Jacinto acrescentou ainda que é intenção do município reeditar a obra da investigadora dedicada à sua terra natal.
Maria Helena, Ana Isabel e Jorge, os três filhos da investigadora marcaram presença nesta cerimónia, tendo a primeira destacado “o amor que a nossa mãe sempre sentiu por Monsanto. Um sítio ao qual nos agarramos e sentimos como nosso”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados