RCB/TuneIn
Segunda, 22 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
IDANHA-A-NOVA: “ ALELUIA JÁ É FESTA”
Rádio Cova da Beira
Em Idanha-a-Nova o sábado de Aleluia vive-se de forma intensa com centenas de pessoas na rua. Tudo começa às 21h, na igreja matriz, onde, antes da missa de Aleluia a banda filarmónica de Idanha-a-Nova canta, no cata vento do templo, o hino da Sra. do Almortão para de seguida sair da igreja acompanhada de centenas de pessoas com apitos e chocalhos a percorrerem as ruas da vila.
Por Paulo Pinheiro & Paula Brito em 31 de Mar de 2018

“Forma-se um cortejo com a filarmónica com centenas e centenas de pessoas. A igreja fica cheia de pessoas que têm a sua devoção e ficam a assistir à missa, mas outros foram o cortejo e percorrerem as ruas até ao terminar da missa depois ficam todos no adro até ao fim da celebração que termina com o canto das alvíssaras – aleluia, aleluia, aleluia já é festa, alegre-se mãe de Deus, nossa alegria é esta – cantam as mulheres ao som dos adufes”.

 

Depois da missa e do canto da alvissaras o padre, com a ajuda de familiares, distribui centenas de amêndoas à multidão que entretanto se forma no adro da igreja com os fiéis que assistiram à missa e aqueles que em cortejo percorreram as ruas da vila “são adultos e crianças que aos ombros dos pais tentam apanhar as amêndoas, é de facto de uma beleza extraordinária, toda a gente gosta de levar as amêndoas abençoadas no sábado da aleluia”.

 

Mas a noite não acaba aqui, a junta de freguesia de Idanha prepara a chouriça assada e distribui o vinho que vai aquecer ainda mais a noite de festa, recriando desta forma uma tradição antiga que o historiador António Catana recorda à RCB “quando eu era jovem, e toda a gente tinha fumeiro em casa, roubava-mos um chouriço às nossas mães para comermos essa noite na taberna. Actualmente a junta de freguesia de Idanha coloca à disposição vinho, chouriça e pão à disposição daqueles que vêm para confraternizar”.

 

A noite de sábado de aleluia em Idanha-a-Nova é o culminar de mais de duas centenas de manifestações religiosas e populares que durante o período da Quaresma acontecem naquele concelho raiano.   


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados