RCB/TuneIn
Quarta, 25 Abr 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PROCISSÃO DO SENHOR DA CANA VERDE E ERMIDAS NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
As tradições da Semana Santa, promovidas pela Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) e pela Paróquia do Fundão, integram esta quinta-feira, 29 de Março 2018, a realização das Ermidas.
Por Paulo Pinheiro em 29 de Mar de 2018

Outras da categoria:

Antes, às 19.15 horas, na Igreja Matriz decorre a eucaristia vespertina da ceia Ecce Homo e a cerimónia do lava-pés com a participação do Coro de Câmara da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF).

Às 21.00, inicia-se na igreja da Misericórdia a Procissão do Senhor da Cana Verde com passagem pelas Ermidas. À semelhança de anos anteriores haverá dois momentos musicais com a participação do Quarteto de Saxofones da AMDF. Será no início do cortejo e na escadaria do Calvário onde termina a procissão.

 As Ermidas da Semana Santa voltam a ser dinamizadas pela SCMF, Associação dos Bombeiros Voluntários do Fundão, União de Freguesias do Fundão, Aldeia de Joanes, Aldeia Nova do Cabo, Valverde e Donas, Associação Comercial e Industrial do Fundão, Câmara Municipal do Fundão, Escuteiros do Fundão e Abrigo de São José.

 Na Igreja da Misericórdia, Capela de Santo António, Ermida de Nossa Senhora da Piedade, Capela de Nossa Senhora da Conceição, Capela de São Francisco, Capela do Espírito Santo e Capela do Calvário serão recriados vários quadros da vida de Jesus. “Jesus perante o sumo-sacerdote; Jesus é torturado; Jesus cai pela primeira vez; Jesus é ajudado a levar a cruz por Simão Cirene; Coroado de espinhos; Descendimento da Cruz; Deposição de Jesus no túmulo”. Quadros de um percurso que terá tanto de “belo como de introspetivo”.

 

Amanhã, 30 de Março, Sexta-feira Santa, as cerimónias iniciam-se às 9.00 horas com a Oração de Laudes, às 17.00 celebra-se a Paixão do Senhor e Adoração da Cruz e às 21.00 começa a Procissão do Enterro do Senhor.

Sábado, 31 de março, “Sábado de Aleluia”, a jornada inicia-se com a Oração de Laudes às 9.00 horas e às 21.30 horas celebra-se a Vigília Pascal com a participação do Coro de Câmara da AMDF.

A Semana Santa termina no Domingo de Páscoa com as eucaristias da Ressureição às 9.00 e 11.00 horas. No âmbito da programação da Páscoa o tradicional concerto da AMDF realiza-se este ano dia 15 de abril às 18.00 horas na igreja matriz do Fundão.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados