RCB/TuneIn
Sábado, 21 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PENAMACOR: TRADIÇÕES QUARESMAIS NA SEMANA SANTA
Rádio Cova da Beira
As cerimónias quaresmais, em Penamacor, arrancam esta quinta-feira e prolongam-se até Domingo de Páscoa. São muitas as tradições que são revisitadas na vila nesta altura do ano.
Por Paulo Pinheiro em 29 de Mar de 2018

Outras da categoria:

As cerimónias da Semana Santa, em Penamacor, incluem um calendário recheado de tradições quaresmais, que percorrem as ruas e igrejas da vila. O arranque das festividades acontece na Quinta-feira Santa com o embelezamento do Passo nas igrejas da Misericórdia, de Santo António e de São Pedro. A decoração das igrejas é realizada com cabeleiras de ervilhaca, centeio, alpista, milho, entre outras flores, e é fruto do trabalho incansável das funcionárias da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor (SCMP). Estas igrejas estão abertas ao público até ao Domingo de Páscoa para visita. Ainda esta noite, pelas 20:30, dá-se início à Procissão das Ladaínhas, que sai da Igreja da Misericórdia, segue para a igreja de São Pedro e, depois, para a Igreja de Santo António e Igreja Matriz, terminando novamente no local onde teve início. No final, a imagem de Nª Srª das Dores é transportada em procissão da Igreja da Misericórdia para a capela do Santo Cristo, indo vestida de preto, representando o luto, para assistir e participar no Enterro do Senhor.

 

Amanhã, Sexta-feira Santa, a Procissão do Enterro do Senhor começa, pelas 21:00, na Capela de Santo Cristo e percorre as ruas até à Igreja Matriz. No final da procissão, são entoados os Martírios do Senhor, um dos cantares tradicionais quaresmais, pelo Rancho Folclórico de Penamacor. No sábado e no domingo decorrem ainda as tradicionais cerimónias de Aleluia e de Páscoa. Refira-se que estas procissões são organizadas pelos irmãos da SCMP.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados