RCB/TuneIn
Quinta, 12 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI E CMF ASSINAM PROTOCOLO
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior e a Câmara Municipal do Fundão assinaram um protocolo com o objectivo de dinamizar Casa das memórias António Guterres. O arranque da parceria entre o município e a biblioteca da UBI decorreu no passado sábado, com a realização da primeira conferência do ciclo Casa das Memórias António Guterres.
Por Paula Brito em 28 de Mar de 2018
 

”Atendendo a que a casa das memórias tem um centro documental, para além do centro Unesco e futuramente um terceiro centro documental das migrações, achámos, neste contexto, interessante realizar este protocolo com a UBI no sentido de promover iniciativas, como colóquios, conferências, exposições, a possibilidade de partilha bibliográfica, trabalhos com alunos da UBI, estágios, que possam ser desenvolvidos na casa António Guterres.” Refere Alcina Cerdeira, vereadora com o pelouro da cultura na câmara do Fundão.

O arranque desta parceria decorreu no passado fim-de-semana com a realização da conferência sobre “Cidadania em territórios do interior”, que decorreu  na Casa das memórias António Guterres onde o director da biblioteca, António Bento, falou à RCB do papel da UBI nesta parceria.

“Na Universidade fornecemos o nosso know-how, os meios que temos à disposição da biblioteca, as bases de dados, nós colaboraremos em tudo o que seja matéria de congressos, convénios, conferências, tudo o que seja do âmbito cultural”.

No mesmo dia foi apresentado o documentário “António Guterres - das Donas para o mundo” que, a partir de agora, fará parte do circuito de visitas à Casa das Memórias, localizada nas Donas.

“Este documentário representa muito da afectividade dele e da ligação à comunidade das Donas, desde a infância até ao lugar que hoje ocupa de Secretário-geral da ONU, todo este percurso e sobretudo esta sua ligação afectiva à comunidade das Donas”. Explica Paulo Silveira que em parceria com Aires Rosel realizaram e produziram este documentário de sete minutos que dará oportunidade aos visitantes de conhecerem a vida, a obra e sobretudo a ligação de António Guterres às Donas.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados