RCB/TuneIn
S√°bado, 15 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
CIM: NOVO PRESIDENTE TOMA POSSE
Rádio Cova da Beira
Carlos Filipe Camelo acredita que até final de Abril vai estar concluído o processo de reprogramação das verbas do pacto para o desenvolvimento do território.
Por Nuno Miguel em 22 de Mar de 2018
Na cerimónia de tomada de posse da nova estrutura directiva da CIM, o autarca de Seia sustenta que há que dar resposta a esse desafio de imediato para que os índices de execução não sofram quaisquer contratempos em relação ao montante global que foi contratualizado com a CCDR “acredito que até final do próximo mês nós vamos conseguir ter a casa arrumada dentro daquilo que são as nossas propostas. Para isso o desafio que se coloca a este grupo de municípios passa por encontrar as melhores soluções dentro daquilo que são os valores associados ao pacto da comunidade intermunicipal, onde há montantes que são transversais a todos e outros que são individualizados. Por isso vamos ter de encontrar as melhores formas de canalizar investimento para os nossos concelhos” 
Mas para além da execução das verbas do actual quadro comunitário, o novo presidente da CIM refere que o órgão deve avançar já com a definição das prioridades para o próximo instrumento de apoio financeiro comunitário “num território como o nosso há vários problemas que emergem daquilo que é a nossa própria realidade; estou a falar da educação, da saúde, das potencialidades que temos ao nível do património natural e do turismo. E isso significa que a capacitação que o território deve ter para gerar crescimento económico e o consequentemente desenvolvimento devem ser preocupações subjacentes à nossa acção”.
Carlos Filipe Camelo sustenta ainda que “as diferenças que existem entre as realidades da Serra da Estrela, da Cova da Beira e da Beira Interior Norte são mais aparentes do que reais. É certo que há diferenças mas dentro daquilo que é o espírito desta CIM as pessoas tem sabido procurar aquilo que é o melhor para todos, aproveitando as diferenças para criar novas sinergias. É isso que tem acontecido e que eu tenho a certeza que vai continuar a acontecer”. 
O presidente da câmara de Seia vai assegurar a liderança da comunidade intermunicipal até Dezembro de 2019. Em 2020 e 2021 o organismo vai ser presidido por Luís Tadeu, presidente da câmara de Gouveia.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados