RCB/TuneIn
Domingo, 22 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“ALFAIAS DA PAIXÃO” EM ALCONGOSTA
Rádio Cova da Beira
A capela de Santa Bárbara, em Alcongosta, acolhe até ao próximo dia 7 de Abril de 2018 a exposição “Alfaias da Paixão”.
Por Paulo Pinheiro em 21 de Mar de 2018

Outras da categoria:

Inserida na “Quadragésima – Ciclo de Tradições e Semana Santa do Concelho do Fundão, a mostra contempla vários objectos litúrgicos e de culto da paróquia de Alcongosta ligados ao tempo da Quaresma.

A exposição promovida pela junta de junta de freguesia, proporciona o encontro com peças do século XVII ao século XX, que sobreviveram até aos dias de hoje e que eram utlizadas nas procissões da Semana Santa naquela aldeia do concelho do Fundão.

A cruz que abre o cortejo esteve oculta até às obras de restauro da Igreja “é uma cruz do século XVII”, assegura João Nuno Rodrigues.

 

O curador da mostra destaca ainda duas peças da exposição

“Um Palio de veludo bordado a fio de ouro e um paramento simples (vermelho) que passa despercebido no meio de outros, mas é a única referência que temos em Alcongosta das invasões francesas. É um documento vivo de que as invasões francesas passaram por aqui”, sublinha.  

Para João Nuno Rodrigues, são peças que estiveram intimamente ligadas com a paróquia e com as actividades da freguesia “e que nos remetiam para as festas importantes que se realizavam à volta da população”.

 

Na inauguração da mostra, entre outros, estiveram presentes a vereadora com o pelouro da cultura da CMF e o presidente da junta de freguesia.    

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados