RCB/TuneIn
Quarta, 25 Abr 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FUTSAL EM REVISTA
Rádio Cova da Beira
Neste fim de semana come√ßaram a ser disputadas as Ta√ßas Nacionais de Futsal, com cinco equipas do distrito a participarem nos diferentes escal√Ķes. Mas o fim de semana ficou marcado, tamb√©m, pela realiza√ß√£o de mais uma jornada do campeonato nacional da 2¬™ divis√£o, fase de manuten√ß√£o e campeonato nacional de juniores, igualmente, na sua fase de manuten√ß√£o.
Por José Joaquim Ribeiro em 18 de Mar de 2018

No campeonato nacional de juniores a Desportiva do Fundão tinha no jogo que se realizou no Pavilhão Municipal do Fundão, a única chance de poder continuar a discutir um dos dois lugares que permitem que a equipa fique, mais um ano, no principal escalão desta categoria. Os fundanense sabiam que só a vitória interessava e, por isso, entregaram-se ao jogo com muito querer e no final tiveram o bónus merecido. Vitória, por 3-1, sobre o clube que tem exatamente as mesmas pretensões. Marcaram os golos o Silva, aos 5’, o Pelé, aos 14, Melo, aos 30’ reduziu para a equipa do concelho da Batalha e Pelé, à passagem do 36º minuto fixou o resultado  A formação do Sobrado Palmeiros chegou ao Fundão com dois pontos de vantagem  mas no final a Desportiva passava para a sua frente, com mais um ponto. No próximo domingo os Fundanenses jogam na Amadora com o S. Brás e o Sobrado recebe o Belenenses.

 

No campeonato nacional da 2ª divisão o Cariense, que já tinha garantido a manutenção neste escalão nacional, tudo está a fazer para que termine na primeira posição esta segunda fase da competição. A equipa de Caria recebeu a formação da U. Chelo e infringiu-lhe uma goleada de 9-2, com golos de Seco (2), Dani (2), Caseiro, Acosta, Shina e Henrique. O primeiro da partida resultou de um auto-golo de um jogador forasteiro. O Cariense está na liderança, com 29 pontos, mais dois que o Amarense que é segundo. Na próxima jornada, dia 31 de Março, a UDC joga em casa do Granja Ulmeiro.

A equipa de Castelo Branco do Bairro da Boa Esperança também jogou em casa e venceu, confortavelmente, por 6-2 a equipa do Sp. do Sabugal. Apontaram os golos dos albicastrenses o Carrilho, Sordo, Machado, Pedrito e Carapito, que marcou dois à sua conta.  A equipa da Boa Esperança ocupa o 3º posto, com 22 pontos e na próxima ronda vai jogar em casa do Retaxo.

 

O Retaxo, também jogou no seu pavilhão mas não foi tão feliz como as outras duas equipas do distrito. Recebeu a equipa que segue na 2ª posição e perdeu, por 1-3. Apesar da derrota a equipa de António Manuel Amaral manteve a 5ª posição, um lugar ingrato, que tanto pode dar para se manter como para descer. No dia 31 deste mês vai receber a outra equipa do concelho: Bº. Boa Esperança.

 

A primeira jornada da Taça Nacional dos diferentes escalões não correu nada bem a quatro das cinco equipa que representam o distrito. Só mesmo o Grupo Desportivo de Valverde, com a sua equipa sénior feminina esteve à altura. A equipa comandada por Catarina Rondão recebeu a Pocariça, equipa que representa Leiria nesta competição, e venceram, por 3-0, num jogo em que ficaram por marcar outros tantos golos, tal a superioridade da equipa do concelho do Fundão.  Rute Duarte foi quem abriu o marcador, A. Vanessa fez o segundo e Rita Curto fez o terceiro. Nesta série da Taça Nacional de Séniores Femininos , composta por apenas três clubes, Valverde vai jogar para a segunda jornada em Santarém com o Lírios do Campo.

 

Ainda no feminino, o Grupo Desportivo de Valverde estreou-se com uma equipa na Taça Nacional de juniores . A série, composta por Sporting, Modicus e Golpilheira é muito forte e isso fez-se sentir logo na primeira ronda. As jovens de Valverde receberam o Modicus e perderam por claros 1-6. No próximo domingo o adversário da equipa do concelho do Fundão é o Sporting.

 

Este ano a Federação Portuguesa de Futebol estreou a Taça nacional de Iniciados e o representante do distrito é o campeão, Cariense. A formação de Caria recebeu o S. João de Coimbra e perderam, por 2-10. A equipa de Pé de Cão trabalha muito bem ao nível dos escalões de formação e tem, também, muito mais soluções que não terá a U.D.Cariense. O resultado é pesado, mas a experiencia que estes jovens vão adquirir vão ser importantes para o seu futuro. No próximo sábado o Cariense tem uma deslocação curta, uma vez que o adversário será o Lameirinhas da cidade da Guarda.

 

Na Taça Nacional de Juvenis, o representante do distrito é a equipa do Grupo Desportivo da Mata, um clube que já tem alguma experiência nestas andanças. Na primeira jornada a equipa covilhanense deslocou-se a Miranda do Corvo e perdeu lá, com a equipa da Casa do Povo local, por 6-2. No próximo domingo o GD Mata/AAUBI vai receber a formação do Lordelo.

 

Também na Taça Nacional de Juniores é o GD Mata/AAUBI quem representa o distrito. A equipa jogou nesta noite de domingo no Pavilhão da UBI com o Futsal Azeméis tendo perdido por 0-5. Nesta série Está também a equipa da U. Chelo e esse será o próximo adversário da equipa da Cidade da Covilhã.

 

Não é nada agradável entrar nesta competição a perder, mas, como estamos a falar de escalões de formação, o que mais importa é o crescimento e a experiencia que os jovens vão adquirir, jogando com equipas de outro nível.

 

Em termos mais regionais, o campeonato distrital de séniores teve mais uma jornada e, à 7ª, o Ladoeiro foi derrotado. Foi a equipa da Casa do Benfica de Oleiros quem impôs a primeira derrota a formação do concelho de Idanha-a-Nova, por 3-2. Quando faltam duas jornada para o termo da fase regular, já são conhecidos os quatro clubes que vão disputar o play-off de atribuição do título de campeão: Ladoeiro, Casa do Benfica de Oleiros, Carvalhal Formoso e Núcleo Juventude de Proença.  Na próxima jornada vão jogar: Penamacorense  - Boa Esperança B, N.J.Proença - C.Benfica Oleiros e  Carvalhal Formoso  - Ladoeiro.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados