RCB/TuneIn
Domingo, 22 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
IDANHA PROMOVE CURSO LIVRE DE RELIGIOSIDADE POPULAR
Rádio Cova da Beira
A quinta edição desta iniciativa vai decorrer nos próximos dias 23 e 24 de Março no fórum cultural daquela vila. O curso conta com a presença de vários especialistas que irão partilhar contributos para a salvaguarda e promoção das boas práticas neste domínio.
Por Nuno Miguel em 18 de Mar de 2018
“Religiosidades populares e desenvolvimento local sustentado” é a temática da conferência de abertura que vai ser abordada por Jorge Freitas Branco e Ana Fátima Martelo Pagará. Pela noite vai ser feita uma visita ao território dos rituais. No dia 24 de manhã as intervenções estarão a cargo de Cláudia Freire e Jorge Murteira que abordam o tema “cumprir a tradição” e ainda David Luna de Carvalho que vai apresentar o trabalho “religiosidade popular em Idanha-a-Nova no contexto da primeira República”. Na parte da tarde, os oradores serão Domingos Morais que aborda “a permanência e mudança na música sacra popular da Beira Baixa”, Donizete Rodrigues vai efectuar uma apresentação sobre “património cultural, memória social e identidade”. Paulo Lima e Fernando Cabral vão apresentar a plataforma digital de suporte à candidatura da Páscoa na Idanha à lista das melhores práticas da Unesco.
As actividades deste curso terminam com a décima primeira edição do encontro de cantares quaresmais onde vão marcar presença o grupo de encomendação das almas de Cunqueiros (Proença-a-Nova), o grupo de encomendação das almas de Penamacor, o grupo da ementa das almas de Fermontelos (São Pedro do Sul); e o grupo de encomendação das almas de Penha Garcia (Idanha-a-Nova).

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados